Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

O que falta para os bancos finalmente emplacarem o Open Finance no Brasil?

Avatar de Bruna Cassana Machado Bruna Cassana Machado · · 1 min de leitura
Fachada do Banco Central

Há dois anos o Banco Central do Brasil disponibilizou a ferramenta Open Finance para os aplicativos de bancos e fintechs. A partir de então, os brasileiros passaram a ter a opção de compartilhar seus dados com as diferentes instituições financeiras que possuem. 

O Open finance do Brasil, inclusive, vem ganhando destaque em pesquisas internacionais. No entanto, mesmo diante disso, ainda há um longo caminho a percorrer para que essa ferramenta realmente emplaque no país. O motivo? Porque ela é gerenciada pelos próprios bancos. 

Gerenciamento dos bancos atrapalha

Quando você ativa o Open Finance no seu aplicativo bancário, automaticamente seus dados são compartilhados entre os bancos da sua escolha. Ou seja, você estará agregando suas contas.

Porém, o fato de os próprios bancos gerenciarem a ferramenta faz com ela não seja emplacada no país, pois, segundo o assessor sênior do Departamento de Regulação do Banco Central, Matheus Rauber, a oferta da ferramenta fica em segundo plano. 

Em vista disso, o Banco Central está trabalhando no desenvolvimento de um super app para o Open Finance. Ademais, há um consenso geral entre os bancos sobre a necessidade de superar esse déficit que foi criado. 

Em breve, super aplicativo exclusivo!

Quanto ao super app do Open Finance, desenvolvido pelo Banco Central, não há uma data certa de lançamento e nem detalhes específicos. Mesmo assim, Rauber ressalta que esse projeto é essencial para que o Open Finance deixe de ser apenas uma ferramenta de integração básica entre aplicativos terceiros.

A ideia, segundo o executivo, é usar a criatividade e olhar além dos dados, fornecendo mais recursos como, por exemplo, pagamentos recorrentes e de fornecedores.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Compartilhar