Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer após ser reprovado na perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS pode ser negada em determinados casos, mas é possível adotar algumas medidas. Veja!

A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecida pelo rigor com que se conduz. Diante disso, o medo e a ansiedade são sentimentos comuns a quem precisa passar por ela. Mas o que acontece quando a perícia resulta em uma negativa? Quais são as opções para quem se vê nessa situação?

Após a realização da perícia, o segurado poderá verificar seu resultado através do portal do Meu INSS. Se o resultado constar como negado, será necessário colocar em prática algum dos recursos.

Estar ciente da avaliação pela qual irá passar é fundamental para não ter surpresa. Isso porque o INSS nega mais de 60% dos benefícios por incapacidade. Se o beneficiário não tiver aprovação na perícia, ele tem à disposição duas opções: o Pedido de Reconsideração e o Recurso Administrativo. 

Perícia médica do INSS reprovada: o que fazer?

O Pedido de Reconsideração é o recurso de que o cidadão dispõe para solicitar uma nova perícia médica de auxílio-doença. Ele pode ser feito por meio do telefone 135 ou pelo portal do INSS. É importante frisar que o prazo para solicitação após a negativa do benefício é de 30 dias. Além disso, a solicitação deste serviço tem o limite de uma vez para cada benefício.

Se o Pedido de Reconsideração tiver uma negativa, o próximo passo é o Recurso Administrativo. Essa opção permite ao trabalhador contestar a decisão da autarquia de negar a perícia médica. O segurado pode fazer o recurso no prazo de 30 dias após o resultado da reconsideração, também pelo portal do Meu INSS. Caso o recurso também seja negado, o segurado poderá, então, ingressar com um processo na justiça.

Imagem de um celular exibindo a logo do INSS
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com

Quando e por quê ela é necessária?

A perícia médica do INSS é necessária sempre que segurado solicitar algum benefício previdenciário de natureza científica, como o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. 

Veja também:
Governo lançará sistema para população avaliar serviço público

Sendo assim, sua função é constatar se a incapacidade de trabalho, ocasionada por algum acidente ou doença, realmente anula a capacidade do trabalhador de continuar exercendo suas atividades laborais.

Imagem: Rafapress / Shutterstock.com