Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer após ter o cadastro bloqueado no Bolsa Família?

Bolsa Família bloqueado? Não se desespere! Siga o passo a passo para resolver o problema, regularizar seu cadastro e garantir o recebimento

O Bolsa Família é um programa do governo federal que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um valor mensal para garantir a compra de alimentos, higiene pessoal e outros itens básicos. No entanto, alguns beneficiários podem ter o cadastro bloqueado, impedindo o recebimento do benefício.

Dessa forma, o bloqueio pode ocorrer devido a falta de atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pois, a atualização se faz necessária quando há mudanças nas condições dos integrantes da família, o que inclui desde o nascimento de crianças, mudança de endereço, até alterações na renda familiar.

Assim, essas informações precisam ser imediatamente reportadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para evitar complicações com o recebimento dos benefícios.

Cadastro bloqueado no Bolsa Família, o que fazer?

Portanto, o CadÚnico é a ferramenta utilizada pelo governo para aferir quem são os verdadeiros necessitados dos benefícios do Bolsa Família. Sem a atualização dos dados, as famílias correm o risco de ter o benefício bloqueado ou mesmo cancelado, o que pode impactar significativamente na qualidade de vida e acesso a serviços básicos.

Veja também:

Smiles passa a oferecer mais de 60 serviços pelo WhatsApp; entenda a novidade

Para evitar qualquer tipo de bloqueio ou cancelamento, o primeiro passo é visitar o CRAS da sua localidade. Isto é essencial porque apenas lá as informações podem ser registradas ou alteradas de maneira formal. É importante levar todos os documentos atualizados de cada membro da família.

Cartão Bolsa Família com símbolo vermelho de proibido
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como atualizar o cadastro

Por fim, confira o passo a passo para atualizar o seu CadÚnico e evitar o bloqueio do Bolsa Família:

  • Ir até o CRAS local levando documento de identificação de todos os membros da família;
  • Informar qualquer mudança no número de membros e renda;
  • Atualizar endereços e informações de contato;
  • Confirmar e revisar as informações antes de finalizar a atualização.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital