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O que fazer quando o cartão de crédito é roubado?

Conheça seis ações que você pode realizar após o furto ou roubo de um cartão de crédito!

As transações por cartão de crédito seguem conquistando bons números no Brasil. O saldo das operações com esse recurso financeiro cresceu 50,1% este ano, segundo o Banco Central do Brasil (BCB).  Apenas em abril deste ano, o montante gasto com essa ferramenta chegou a R$ 419,5 bilhões no país, de acordo com as estatísticas monetárias e de crédito do BCB.

Nesse cenário, fica evidente a importância do cartão de crédito no dia a dia do brasileiro. Por isso, é muito importante tomar cuidado com ele em meio à correria da rotina, principalmente para não ser roubado, pois isso pode ser uma dor de cabeça. Mas, caso aconteça, você sabe o que fazer? Confira!

O que fazer quando o cartão de crédito é roubado?

Se seu cartão foi roubado, com certeza você vai estar muito preocupado e com medo de gastos e cobranças indevidas na sua fatura. Para evitar esse estresse, siga as orientações abaixo. 

Avise ao banco e cancele o cartão de crédito

Esse é o passo mais importante que você deve realizar: avisar ao banco e solicitar o cancelamento ou bloqueio do cartão. Para isso, será necessário informar à administradora do produto financeiro dados pessoais e do cartão. 

Solicite a confirmação do bloqueio

Se você teve seu cartão roubado e o bloqueou pelo aplicativo do banco, é importante ligar para a Central de Atendimento e confirmar que o procedimento foi feito. Além disso, pedir o envio de algum documento para comprovar que o bloqueio ocorreu.

Desative o recurso de pagamento por aproximação

Outra coisa que o dono de um cartão roubado deve fazer é desativar a função de pagamento por aproximação, que, apesar de ser prática, facilita para os ladrões a realização de compras. 

Anote os dados do atendimento

Anotar os dados do atendimento em virtude de um cartão furtado também é uma ação importante. Isso porque o número de protocolo prova que você fez contato com o banco por um determinado assunto, o que facilita no sentido de conseguir reembolso e também a retomada da questão.

Peça um novo cartão de crédito

Em situações de furto do cartão, o bloqueio da ferramenta de crédito não pode ser desfeito. Sendo assim, solicitar um novo cartão é essencial. 

Realize um boletim de ocorrência

Outra ação essencial é a realização de um boletim de ocorrência, pois é extremamente importante comunicar o ocorrido à polícia. Em situações de roubo, isso deve ser feito de forma presencial.   

Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.com