Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra o que são ações preferenciais (PN) e quais suas vantagens

As ações preferenciais são aquelas que podem dar ao investidor algumas vantagens

0

Ao desejar investir em ações, é necessário tomar algumas decisões. Dessa forma, entender se esse investimento se encaixa no seu perfil, abrir conta em uma corretora de valores, e escolher a ação propriamente dita são algumas delas. Sendo assim, para quem já alcançou essa etapa, é necessário saber o que são as ações preferenciais (PN), e como elas operam. Confira abaixo, tudo sobre as PN e quais as suas vantagens. 

Conheça os diferentes tipos de ações que existem na Bolsa de Valores

O que são as ações?

Antes de mais nada, é importante saber o que significam as ações. Elas representam uma fatia de uma empresa, que pode ser comprada e vendida na Bolsa de Valores. Assim, ela constitui a menor parte do capital social de uma companhia. Com isso, ao investir em uma ação, você compra um pedacinho de uma empresa e se torna sócio. 

Seja membro

Em suma, para abrir o capital e para vender as ações na Bolsa de Valores, uma empresa precisa ser uma Sociedade Anônima de Capital Aberto, e ter registro na CVM. A intenção das companhias é usar as ações como uma forma de conseguir dinheiro para financiar ou aumentar as suas operações. Ao negociar as suas ações na Bolsa de Valores, elas conseguem esses recursos sem necessitar procurar um empréstimo.

As ações são vistas como um investimento de alto risco. Dessa forma, é recomendável fazer o investimento após a construção de uma reserva de emergência. Ou seja, quem não tem nenhuma economia, a recomendação é não aplicar direto em ações, e sim, fazer uma reserva de emergência primeiro. 

O que são ações preferenciais?

Elas são aquelas que podem dar ao investidor uma das vantagens abaixo:

  1. Prioridade para ganhar os dividendos;
  2. Prioridade no reembolso do dinheiro investido nos casos de falência e liquidação da companhia. No caso das ações ordinárias, não há essa prioridade;
  3. Pode acumular as duas vantagens anteriores. 

Em linhas gerais, os dividendos fazem parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas. O valor é proporcional ao resultado financeiro da empresa no período e ao número de ações que cada investidor tem. Entretanto, pode acontecer de as companhias não distribuírem dividendos, se não tiverem lucro. 

As ações preferenciais sem direito de voto ou com as restrições ao exercício deste direito que sejam negociadas no mercado de valores mobiliários, como a Bolsa de Valores, devem dar aos seus donos, ao menos uma das seguintes preferencias ou vantagens:

1 – Direito a ganhar uma parte dos lucros distribuídos pela empresa

Os dividendos podem corresponder a, pelo menos, 25% do lucro líquido em um certo período, seguindo alguns critérios:

a) prioridade no recebimento dos lucros, no mínimo, 3% do valor do patrimônio líquido da ação;

b) direito de participar dos lucros distribuídos em igualdade de condições com as ações ordinárias, após ter assegurado dividendos de, no mínimo, 3%.

2 – Direito ao recebimento de lucro, por ação preferencial, pelo menos 10% superior ao das ações ordinárias

3 – Direito a ser incluído na oferta pública de alienação de controle, assegurado o dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias

Nos casos de alteração no controle da empresa, o novo controlador tem a obrigação de fazer uma oferta pública de alienação de controle para comprar as ações dos acionistas minoritários titulares de ações com direito a voto. Esses direitos são estendidos também para quem tem ações preferenciais sem direito de voto, ou com restrições a este direito e que sejam admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários. 

As ações preferenciais sempre vão ter os finais 4, 5, 6, 7 ou 8. Elas também podem se distinguir entre as várias classes, que podem receber os finais 5, 6, 7 e 8, conforme a classe: Classe A, final 5, Classe B, final 6, e assim por diante. Sendo assim, as ações preferenciais podem dar ao investidor, o direito de ganhar os lucros da empresa antes dos demais acionistas. Por fim, as ações preferenciais podem dar preferência de pagamento aos seus donos, também no caso de falência e de liquidação da empresa. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: estherpoon / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.