Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os diferentes tipos de ações que existem na Bolsa de Valores

Confira abaixo quais os tipos diferentes de ações que existem na Bolsa.

0

A Bolsa de Valores está sempre em constante oscilação, ou seja, subindo e descendo – como uma montanha-russa. Dessa forma, ao adquirir uma ação, assim como ela pode se valorizar, ela também pode cair. Paralelo a isso, existem muitos tipos diferentes de ações. Diante disso, confira abaixo quais os tipos diferentes de ações que existem na Bolsa.

4 dicas fundamentais para investir como um milionário

Cultura do cancelamento de CPFs pelos grandes bancos deve acabar em breve

Conheça os diferentes tipos de ações que existem na Bolsa de Valores

Seja membro

Em suma, investir em ações significa comprar um pequeno pedaço de uma ou mais empresas de capital aberto na Bolsa de Valores. Quem faz isso se torna um sócio daquela empresa. Contudo, essas ações podem ou não trazer bons resultados.

Por isso, antes de iniciar, é necessário conhecer bem o seu perfil de investidor. Para isso, as corretoras costumam aplicar um teste para identificar o seu perfil, e sempre indicam se um investimento é adequado ou não para o seu perfil. Assim, se você está iniciando nesse universo e gostaria de entender mais sobre ele, veja mais sobre as características dos tipos de ações e como elas funcionam. 

Uma das formas de classificar os tipos de ações é como ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN) e units. Confira abaixo um resumo sobre cada uma:

Ações ordinárias (ON)

Elas permitem ao investidor participar de algumas decisões relacionadas à operação da empresa. Além de participação nos lucros, por meio dos dividendos, as pessoas têm direito ao voto em assembleias de acionistas. Mas claro, os pequenos investidores não têm a mesma importância que os grandes acionistas na hora de tomar as decisões. Por fim, as ações se identificam com letras que representam o nome da companhia e um número que representa o tipo. As ações ordinárias carregam o número 3 no final. 

Ações preferenciais (PN)

Em suma, a principal característica delas é que o investidor pode ter prioridade na hora de ganhar proventos e lucros da companhia, como dividendos. Ou seja, o investidor com esse tipo de ação têm prioridade para ganhar dividendos ou o reembolso investido nos casos de falência ou liquidação da companhia. Inclusive, antes dos investidores que têm ON.

Além disso, as ações se identificam na Bolsa de Valores pelos finais 4, 5, 6, 7 e 8. Por fim, as ações preferenciais também podem se distinguir em Classe A (representada pelo número 5) ou Classe B (representada pelo número 6). 

Units

As units podem ser um conjunto das ON e PN; ou seja, concentrar os 2 tipos de ações de uma empresa negociadas em um mesmo pacote de ativos. Além disso, muitas empresas criam esse pacote como forma de garantir a venda tanto das PN quanto das ON. Em suma, isso pode ocorrer quando uma tem mais liquidez que a outra. Por fim, as units se representam pelo número 11 em seu código. 

Outro jeito de classificar as ações 

Há ainda um outro meio de classificar os tipos de ações na Bolsa de Valores, relacionado com o quanto as suas empresas são capitalizadas: são as blue chips, small caps e mid caps.

Ações blue chips

Conhecidas como large caps, as blue chips são as ações de empresas com grande negociação na Bolsa e um maior valor de mercado; ou seja, as ações das maiores empresas presentes na Bolsa de Valores. Em suma, por elas terem um alto número de negociações e muitos investidores interessados, elas costumam ter uma maior liquidez e porcentagem de dividendos. 

Ações small caps

As small caps são as ações das empresas com uma menor capitalização na Bolsa de Valores. Entretanto, isso não significa que se tratam de pequenas empresas. Inclusive, algumas são considerada líderes em seus nichos de mercados. A lista completa pode ser consultada no site da B3. 

Ações mid caps

Se tratam de empresas maiores que as small caps, mas menores do que as blue chips.  

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: solarseven / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.