Não se engane: o trabalho não vai enriquecer você

Infelizmente, na correria do dia a dia é muito difícil parar e pensar como vão as suas finanças. O capitalismo estimula a competição no ambiente de trabalho, e ao mesmo tempo cega os olhos dos funcionários que estão em um ritmo desenfreado. Muitas pessoas queixam-se de trabalhar apenas para pagar boletos, e não sobra dinheiro algum para investir em lazer, comprar um bem, ou mesmo poupar. Tudo isso é um grande engano. Não se podem usar desculpas para não iniciar um investimento ainda hoje! Entretanto, é preciso poupar, e não ter um trabalho apenas pelo dinheiro, mas sim, para construir um patrimônio ao longo dos anos.

Leia também:

Aposentado do INSS que ganha acima do salário mínimo receberá 3,43% de reajuste.

Previdência Privada PGBL ou VGBL: qual a melhor opção para você?

Não se engane: o trabalho não vai enriquecer você

A corrida dos ratos

Um tempo atrás eu li um livro chamado “Pai Rico, Pai Pobre”, e inclusive o recomendo. O conceito da corrida dos ratos é citado neste livro, e significa a “correria das pessoas” como ratos de laboratório. Ou seja, você já deve ter visto um laboratório de ratos e eles correm nas rodas e labirintos e não chegam a lugar algum.

Pois é, a maioria das pessoas acorda bem cedo todos os dias e enfrenta um trânsito medonho, trabalham o dia inteiro, fazem horas extras, trabalham aos finais de semana e feriados, e no fim conseguem dinheiro mal pra pagar as contas.  Com isso, acabam se tornando escravas do trabalho, e conseguirão uma aposentadoria com menores rendimentos do que atualmente, pois o INSS cada vez tem piorado a assistência. Portanto, fuja da corrida dos ratos. Comece a pensar em acumular patrimônio, investir em previdência privada, pense no seu futuro e da sua família.

A realidade dos trabalhadores

Você já pensou no motivo de ter sido contratado pelo seu empregador? A resposta é muito mais simples do que se imagina! Alguém que tem mais dinheiro que você, o utiliza para multiplicar o próprio patrimônio. Ou seja, ao aceitar uma proposta de trabalho, você basicamente estará auxiliando seu patrão a ter mais fortuna. Enquanto isso, você permanece estagnado, trabalhando a favor de outra pessoa, e não para si mesmo. Sem dúvidas, trabalhar como empregado é um primeiro e grande passo para possuir dinheiro. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para saber poupar e investir os seus ganhos de forma correta.

Superando a dificuldade de investir

Especialistas no assunto recomendam que pelo menos 20% da sua renda mensal seja poupada. Para isso, você pode aplicar seu dinheiro em tesouro direto, comprando ações, ou da maneira que achar mais conveniente e rentável. Fuja somente da poupança, pois o seu dinheiro vai acabar perdendo para a inflação. Para que isso seja possível, é preciso muito esforço, e principalmente, sair da posição de vítima. Esforços serão precisos, e muitos dos seus gastos deverão ser cortados.

Tudo se torna mais simples quando algumas dicas são seguidas:

  • Ter um planejamento financeiro é fundamental.
  • Reduzir todos os supérfluos é uma boa maneira de economizar.
  • O corte de gastos desnecessários pode iniciar de forma simples, como por exemplo, buscando reduzir as tarifas da sua conta bancária.
  • É preciso ter foco e determinação.

Investindo no próprio negócio

Para ter o seu próprio negócio, ou mesmo obter renda a partir dos seus investimentos, é preciso que tenha trabalhado por algum tempo. Sendo assim, é essencial que todo o dinheiro poupado seja investido da forma correta, baseado em muito planejamento.

A única forma de enriquecer será a partir do controle e educação financeira. Pense nisso desde agora, para que então, no futuro tenha a sua própria fortuna!

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook