Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance faz três anos no Brasil; veja resultados do projeto

Acompanhe os avanços do Open Finance no Brasil, com um aumento expressivo no número de consentimentos de clientes.

Três anos após o lançamento do Open Finance no Brasil, as instituições financeiras representadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) investiram mais de R$ 2 bilhões no projeto. Sendo assim, durante o último ano, observou-se um crescimento significativo do ecossistema.

Desse modo, com o número de consentimentos passando de 21 milhões em janeiro de 2023 para 42 milhões em janeiro de 2024, o que representa um crescimento de 100% nesse período.

Atualmente, o Open Finance brasileiro é o maior do mundo, tanto em escopo de dados quanto em volume de comunicações bem-sucedidas. Dessa maneira, superando a marca de 1 bilhão de interações semanais entre os participantes.

Open Finance no Brasil

Ilustração com um banco no centro e vários serviços em volra representando o open finance
Imagem: Golden Dayz/shutterstock.com

A infraestrutura do Open Finance no Brasil opera sob a regulamentação do Banco Central, utilizando APIs (interfaces de programação de aplicações) para conectar as instituições participantes e permitir a troca de informações de forma padronizada.

Os clientes concedem consentimento para o compartilhamento de suas informações, garantindo que estas sejam utilizadas apenas para as finalidades autorizadas e dentro do prazo escolhido. As informações compartilhadas entre os bancos são empregadas para oferecer aos consumidores ofertas de produtos e serviços personalizados.

Logo, contribuindo para uma experiência financeira mais vantajosa. Atualmente, uma variedade de serviços, como agregadores financeiros, iniciação de pagamentos, propostas de crédito e programas de cashback, estão disponíveis para os clientes.

Implantação do projeto

Carolina Sansão, diretora-adjunta de Inovação, Tecnologia e Cibersegurança da Febraban, destaca o engajamento dos bancos na implantação do Open Finance no Brasil. Assim, com mais de 120 colaboradores diretos na convenção do projeto e uma governança interna robusta.

À medida que o projeto entra em seu quarto ano, estão previstas evoluções importantes, principalmente no ambiente de meios de pagamentos. Destacam-se novas funcionalidades, como transferências inteligentes, agendamentos recorrentes e o Pix Automático, que ampliam as opções para os consumidores e para as instituições financeiras.

Veja também:

Desenrola Brasil para empresas? Novo programa promete ajudar!

Desde o seu início, o Open Finance passou por diversas fases, incluindo a implementação do Open Banking e a expansão para o compartilhamento de informações cadastrais, contas de movimentação e operações de crédito. O projeto continua seguindo as melhores práticas de segurança, garantindo a proteção dos dados dos clientes de acordo com a LGPD e as regulamentações aplicáveis.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com