Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance: o que é e como você pode se beneficiar com ele?

Saiba mais sobre o projeto Open Finance, do Banco Central do Brasil, e como essa iniciativa pode beneficiar os consumidores

O Open Finance (Sistema Financeiro Aberto) é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, que visa facilitar a vida dos consumidores e revolucionar o mundo das finanças. Trata-se de um projeto que compartilha dados de uma instituição financeira com a outra, dentro de diferentes plataformas. A pessoa física ou jurídica controla inteiramente o compartilhamento das informações, tendo autonomia total no processo.

Para que o compartilhamento ocorra, as instituições financeiras em questão devem estar integradas a inciativa. Isso porque o ambiente digital que ocorre a troca de dados é totalmente regulada e gerida pelo Banco Central. São mais de 1 mil instituições vinculadas ao projeto Open Finance, dentre bancos, cooperativas de crédito e fintechs.

Com o Open Finance, o cliente tem acesso a melhores ofertas de produtos e serviços. Essa é apenas uma das vantagens desse sistema. Por meio dele, também é possível gerenciar contas de diferentes instituições na mesma plataforma, otimizando o tempo despendido para fazer isso em vários aplicativos. O Open Finance possibilita pagamentos com PIX, transferência eletrônica de fundos, boletos e débito em conta, entre outra coisas. O Open Finance também abre a possibilidade de um serviço mais personalizado.

Open Finance: como usar

Caso as instituições bancárias do utilizador estejam inclusas nas parcerias do Open Finance, não é difícil de usar o recurso. Primeiramente, é preciso acessar o aplicativo da instituição e questão e procurar a aba Open Finance. Ao encontrar essa seção, o cliente deverá preencher os campos solicitados e dar autorização para que o compartilhamento de dados de dados aconteça.

Esse compartilhamento é para fins específicos e com prazos de validade. Ou seja, todas as informações que serão trocadas devem ser explicitamente concedidas, para garantir a privacidade do usuário. Os prazos de validade também adotados para aumentar ainda mais a segurança dos utilizadores do serviço. Essas permissões podem ser revogadas a qualquer momento.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com