Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance: revolução digital no setor bancário brasileiro impulsiona inovações e democratização

Impulsionando o setor bancário, o Open Finance no Brasil registra um sucesso estrondoso, tornando-se líder. Descubra tudo!

O Open Finance no Brasil, uma iniciativa desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e implementada há três anos no Brasil, está surpreendendo com seus números. Ao todo, o sistema mostrou um crescimento exponencial com um investimento de mais de R$ 2 bilhões.

Com a colaboração e o capital substancial das instituições financeiras ligadas à Febraban, o Open Finance tem impulsionado sua evolução. Isso, portanto, marca um novo período no setor bancário brasileiro. Entenda, a seguir, mais detalhes sobre o assunto e surpreenda-se com os números registrados!

Sucesso do Open Finance no Brasil

pessoa com celular em mãos acessando várias contas através do Open Finance
Imagem: THICHA SATAPITANON / shutterstock.com

A saber, mais de 42 milhões de consentimentos foram aprovados até agora. Supreendentemente, o sistema registra mais de um bilhão de transações bem-sucedidas por semana.

Resumidamente, esse volume de operações faz do Open Finance brasileiro o maior do mundo em termos de alcance dos dados e quantidade de transações. Isso promove, assim, uma integração financeira inédita.

Novidades do Open Finance

Os participantes do Open Finance poderão agora fazer uso de transferências inteligentes, possibilitando investimentos automatizados e proteção contra o uso exagerado do cheque especial, tudo de forma programada e eficiente.

Além disso, para agregar ainda mais praticidade e controle financeiro aos usuários, o sistema implementará a possibilidade de agendamento recorrente de pagamentos com valor fixo.

Também está incluído no cronograma a implementação do Pix Automático, que permite transações automatizadas para pagamento de serviços públicos, assinaturas, mensalidades escolares e outros, facilitando ainda mais a rotina financeira dos brasileiros.

Futuro do sistema

Vale mencionar também que, com foco na fase 4 do Open Finance, espera-se uma expansão ainda mais significativa do sistema no Brasil.

A perspectiva é englobar novos produtos e serviços, como investimentos, câmbios, entre outros, fortalecendo ainda mais a democratização do acesso aos dados financeiros e incentivando a inovação no setor bancário brasileiro.

Imagem: THICHA SATAPITANON / shutterstock.com