Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Oportunidade única! Governo oferece desconto gigante na dívida do FIES. Saiba como!

O Desenrola Fies tem o objetivo de ajudar os estudantes a quitarem suas dívidas com o programa estudantil. Confira!

Recentemente, o governo federal lançou uma nova iniciativa que promete trazer alívio financeiro para muitos estudantes no Brasil, oferecendo um desconto impressionante de até 96% em suas dívidas. Trata-se do “Desenrola Fies”, que tem o objetivo de ajudar os estudantes a quitarem suas dívidas com o programa estudantil.

Lançado em novembro de 2023, pelo Ministério da Educação, o Desenrola Fies já renegociou mais de R$ 9 bilhões em dívidas. Assim, a estimativa do governo federal é que mais de 18% dos estudantes que estão com pendências com o programa estudantil já conseguiram regularizar suas finanças com o Fies. Veja mais detalhes!

Como negociar as dívidas do Fies

Portanto, quem tem interesse em renegociar suas dívidas com o Fies por meio do Desenrola deve correr, já que o prazo para aderir à medida vai até dia 31 de março de 2024. Assim, até essa data, é preciso se dirigir às agências da CAIXA Econômica Federal ou do Banco do Brasil, de acordo com o agente financeiro no qual o estudante assinou o contrato.

Além disso, também é possível realizar a renegociação por meio do app da CAIXA (disponível para Android e iOS) e também pelo app do BB (disponível para Android e iOS). De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até dia 5 fevereiro, a iniciativa já havia beneficiado 196.776 pessoas.

Renegociação do FIES com descontos
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Quem pode aderir ao Desenrola do programa estudantil

Enfim, o Desenrola Fies contempla estudantes que firmaram contratos até o ano de 2017 e estavam inadimplentes em 30 de junho de 2023. Além disso,  os descontos para aqueles que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ou que foram beneficiários do auxílio emergencial em 2021, podem chegar até 99% do valor da dívida. 

Veja também:

Bolsa Família anuncia Pix na conta de até R$ 900 disponível até 29 de fevereiro

Já para as estudantes que possuem dívidas vencidas e não pagas há mais de 360 dias, desde 30 de junho de 2023, é possível parcelar o pagamento em até 15 prestações. Ademais, clique aqui e confira as demais condições do programa de renegociação de dívidas do Fies.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com