Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ótima notícia do INSS: realização da perícia médica começará a ser antecipada

O INSS entrará em contado com as pessoas que aguardam por perícia médica a partir da próxima segunda-feira (25). Saiba mais!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a entrar em contato com aqueles que precisam de perícia médica a partir da próxima segunda-feira (25). Trata-se daqueles que precisam do benefício por incapacidade temporária e que entraram com o pedido há mais de 45 dias.

Assim, a ideia diminuir é essa fila até dezembro deste ano, principalmente entre aqueles que estão esperando há mais tempo do que o prazo legal do INSS. Saiba mais informações a respeito desse assunto na sequência.

INSS antecipa perícia médica para a liberação de benefício

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Por meio do Atestmed, ou seja, por análise documental, procura-se agilizar a antecipação do benefício de incapacidade temporária, antigamente chamado de auxílio-doença. A informação é do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Assim, o INSS entrará em contato com aqueles que estão esperando por esse auxílio há mais de 45 dias, que é o prazo legal do INSS, a partir da próxima segunda. Logo, os requerentes receberão a ligação através de um telefone diferente, (11) 2135-0135, como forma de agilizar o processo, substituindo o tradicional telefone 135.

Atualmente, a fila de espera do INSS está em 1,1 milhão de pessoas no total. Logo, 627 mil delas esperam por perícias médicas iniciais. Outras 250 mil esperam por exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência. Por fim, 300 mil aguardam por outros tipos de perícias.

Requerente deve ficar atento a golpes

É importante destacar que o INSS não pede por informações pessoais durante por telefone. Portanto, evite passar dados de contas bancárias, número de documentos e fotos. Assim, o INSS entra em contato apenas para antecipar atendimentos, remarcar consultas, ente outros.

Veja também:

Crescimento em meio à crise: Méliuz revela fator determinante para lidar com cenário econômico desfavorável

Logo, o número 135 está disponível caso haja alguma dessas tentativas de fraude. Ademais, o número do SMS continua sendo 28041. Vale ressaltar, ainda, que o novo número que o INSS usará para contatar as pessoas, o (11) 2135-0135, não recebe chamadas telefônicas e nem mensagens via WhatsApp.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com