Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ótima notícia para MEIs: ministro quer aumentar o teto de faturamento

Aumento do teto de faturamento para quem é MEI pode ocorrer em breve, segundo ministro do governo Lula.

Os microempreendedores individuais receberam uma ótima notícia! Afinal, agora há a possibilidade de aumentar o teto de faturamento de quem é MEI, segundo a revelação de um importante membro do Governo Federal.

O ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, defendeu nesta quarta-feira (29) que haja esse tipo de alteração também para o Simples Nacional. Saiba mais informações sobre as declarações na sequência.

Ministro defende aumento de teto de faturamento de MEI

Logo MEIs sobreposto a imagem de pessoas andando na rua ao fundo, que está desfocada.
Imagem: Nelson Antoine / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Márcio França propõe que o teto de faturamento de quem é MEI uma espécie de “rampa” – um modelo que varia de acordo com o rendimento – em contraposição ao limite único vigente. Ele já apresentou a ideia ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esclarecendo que o conceito imaginado segue o mesmo padrão de funcionamento do Imposto de Renda.

No entanto, não há valores definitivos para a mudança no teto de faturamento por enquanto. O argumento para essa nova proposta se deu após uma reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE) na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.

Mais informações sobre o faturamento

Além disso, vislumbra-se a criação de uma nova estratégia de faturamento para o MEI a fim de estipular uma tabela de impostos proporcional ao ganho mensal do empreendedor. Hoje, o faturamento para o MEI é de R$ 81 mil ao ano.

Segundo França, as mudanças no teto de faturamento de quem é MEI seriam uma maneira de estimular um maior aporte de contribuições à Previdência. Com isso, a obtenção de uma aposentadoria pode ser mais robusta por parte do contribuinte.

Veja também:

Fim da TV Box? Anatel vai aumentar a fiscalização e multa para quem comercializa o aparelho

Sendo assim, ainda de acordo com o ministro, essas medidas teriam também o potencial de atenuar o déficit previdenciário existente atualmente. Ainda, outra vantagem em ampliar o teto de faturamento do MEI seria a oportunidade de conseguir se aposentar com valores maiores. Estima-se, portanto, que o pagamento desse benefício seria maior do que um salário mínimo, por exemplo.

Imagem: Nelson Antoine / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital