Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Ótima notícia para quem está desempregado: este grupo de pessoas terá prioridade nas contratações

Uma notícia excelente foi divulgada para as pessoas que estão em busca de um emprego; entenda em detalhes se você tem direito.

Beatriz CapiraziPor Beatriz Capirazi2 min de leitura
Desemprego

Nesta semana, uma excelente notícia foi divulgada para os desempregados. Através de um projeto especial implementado no Piauí, o governo federal passará a reservar 10% das vagas para a contratação de pessoas desempregadas inscritas no Cadastro Único

Com esta ação do governo, que será feita através de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), os maiores beneficiados serão as pessoas contempladas pelo Bolsa Família, que devem ser inseridas no setor privado desta forma, melhorando a sua renda.

Carrefour será uma das empresas participantes

Segundo as informações divulgadas até o momento, o Carrefour será uma das empresas a ofertarem empregos para este público até o final deste ano. Atualmente, já existem cinco mulheres em Teresina que já começaram a trabalhar e foram efetivadas pelo supermercado.

Apenas nesta empresa, a ideia é que hajam colocações para seis mil beneficiários do Bolsa Família até o final deste ano. Ao todo, serão ofertados cerca de 500 inserções a cada mês.

Programa de desemprego tem como foco promover inserção de mulher negras

Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o programa tem como foco não só beneficiar os beneficiários do Bolsa Família, mas também promover a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho privado.

Outro grupo que será beneficiado são os grupos em situação de vulnerabilidade. Para o ministro, a ideia é não só dar autonomia para este público, mas também aumentar o número de empregados nesta faixa de renda.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Até o final do ano, o objetivo é que cerca de 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família sejam inseridos no programa de emprego. Segundo o que foi divulgado até o momento, as ofertas serão, em sua maioria, para as áreas da construção civil, turismo e terciário. 

O ministro do Desenvolvimento Social defende ainda que este mecanismo é uma forma de acabar com o preconceito que pode cercar as pessoas que são beneficiárias do programa social, estigmatizadas por participarem deste modelo de benefício, sendo afastadas do mercado de trabalho formal. 

Imagem: Ro_ksy/ shutterstock.com

Beatriz Capirazi

Autor

Beatriz Capirazi

Jornalista especializada em Jornalismo Econômico pela Fundação Getúlio Vargas/Estadão com interesse em Economia, Política e Direitos Humanos. Autora do livro “Vidas Sucateadas — um olhar sobre a devolução de crianças adotadas”.

Topicos relacionados