Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ótima notícia sobre o empréstimo consignado do INSS; confira

Descubra como a redução da taxa de juros de empréstimos consignados beneficia beneficiários do INSS e impacta a economia

Nesta sexta-feira (3), o Banco Central divulgou uma ótima notícia acerca do empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a taxa média de juros dessa modalidade de crédito recuou para 22,24% ao ano em março de 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria de Previdência Social. 

Dessa forma, essa é a menor taxa média desde novembro de 2021, quando o índice era de 21,3% ao ano. Assim, a redução na taxa de juros não é apenas um número. Ela reflete uma série de políticas econômicas e decisões estratégicas que visam proporcionar melhores condições de vida para aposentados e pensionistas.

Redução dos juros do empréstimo consignado do INSS

Portanto, a queda nas taxas de juros para o empréstimo consignado é reflexo principalmente da redução da taxa Selic, a taxa básica de juros do país, que serve de referência para os juros cobrados no mercado. 

Assim, essa correlação direta mostra que as condições macroeconômicas, como a política de juros baixos mantida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), têm um impacto direto nas condições de crédito para os consumidores finais, incluindo aqueles que dependem de rendas fixas como os benefícios do INSS.

Casal de aposentados comemorando boa notícia em frente ao notebook
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Impacto da redução das taxas

Além da perspectiva individual dos beneficiários, a redução das taxas de juros do empréstimo consignado impacta a economia de modo mais amplo. Assim, com juros mais acessíveis, há um incentivo ao consumo e à circulação de dinheiro, o que pode ajudar na recuperação econômica e na geração de empregos

Ademais, essa diminuição do custo do crédito pode propiciar um ambiente mais favorável para a tomada de empréstimos, beneficiando não apenas os indivíduos, mas também o sistema financeiro como um todo.

Veja também:

Clientes Nubank agora podem acessar a plataforma Gov.br com dados bancários; saiba mais

Enfim, se você é aposentado ou pensionista do INSS e está pensando em contratar um empréstimo consignado, este é um bom momento para fazer isso. Com a queda dos juros, você poderá pagar menos juros pelo seu empréstimo e ter mais dinheiro sobrando no final do mês.

Imagem: fizkes / shutterstock.com