Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento mínimo ou parcelamento da fatura? Confira qual é o melhor!

Está sem dinheiro para pagar a fatura e não sabe se efetua o pagamento mínimo ou parcela a conta? Para te ajudar a acabar com essa dúvida de uma vez por todas, explicaremos qual é a melhor opção. Confira!

Como o pagamento mínimo funciona?

O pagamento mínimo funciona através do juros rotativo, ou seja, é como se um empréstimo fosse cobrado na próxima fatura. Ao optar por esta opção, o cliente do banco terá que pagar o juros rotativo, acompanhado de multas em cima da quantia não paga. 

O juros rotativo é variável, a depender da instituição financeira, podendo chegar em até 22%

Como o parcelamento da fatura funciona?

O parcelamento da fatura, por sua vez possui juros fixos que são menores que os rotativos e o prazo para o pagamento é maior. Dessa forma, o cliente negocia com o banco a quantidade de parcelas que irá dividir a fatura e quanto menos o usuário parcelar, menor será o juros. 

Porém, ao contrário do pagamento mínimo, caso o cliente parcele a fatura e não pague uma das parcelas, seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser negativado. 

Qual é melhor?

O melhor é sempre o pagamento integral da conta, mas caso não possua o valor total, o recomendado é parcelar a fatura em razão desta modalidade permitir pagar a dívida aos poucos e com juros variável a depender do número de parcelas.

Como usar o cartão de crédito?

Se bem utilizado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado para o dia. Veja 5 dicas que vão te ajudar a utilizá-lo da melhor forma!

  • Pesquise as taxas de juros do seu cartão;
  • Não gaste mais do que pode pagar;
  • Não use-o por impulso;
  • Não parcele mais do que o necessário, se o valor couber no seu bolso, pague à vista;
  • Não tenha muitos cartões;

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @katemangostar / Freepik