Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamentos do INSS: saiba que horas vai cair na sua conta

Saiba mais informações sobre quais horários acontecem o crédito dos pagamentos do INSS na conta bancária do segurado!

Os pagamentos em dia dos benefícios do INSS é crucial para milhões de brasileiros que dependem desse dinheiro para cobrir suas necessidades diárias. É por essa razão que esclarecer dúvidas sobre os prazos e o que fazer quando ocorrem problemas no pagamento não só é útil, mas também essencial.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como se dá o repasse dos valores aos segurados, além do horário em que o serviço geralmente ocorre. Continue a leitura para mais detalhes!

Como são efetuados os pagamentos do INSS?

Notas de dinheiro com um cofrinho e o aplicativo do INSS aberto em um celular
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os pagamentos do INSS destinam-se a pessoas aposentadas, pensionistas e outros beneficiários, que contribuíram para a Previdência Social ao longo dos anos. Esses benefícios são enviados diretamente para a conta bancária do beneficiário, que pode ser em bancos públicos ou instituições privadas conveniadas.

Para evitar qualquer tipo de erro ou atraso na recepção do seu pagamento, deve-se manter seus dados cadastrais atualizados junto ao INSS. Essa atualização garante que todos os processamentos ocorram de maneira fluída e sem inconvenientes.

Qual o horário de depósito?

Geralmente, o depósito dos pagamentos do INSS ocorre nas primeiras horas do dia, entre 6h e 8h da manhã. Este horário pode variar de acordo com o banco e a região. Além disso, é importante saber que os pagamentos do INSS acontecem apenas em dias úteis.

Veja também:

R$ 8,15 bilhões disponíveis no Dinheiro Esquecido do BC; veja se pode receber uma parte

Se a data prevista para o depósito coincidir com um feriado ou final de semana, o pagamento terá sua antecipação para o dia útil anterior, assim, garantindo que o segurado tenha acesso ao seu dinheiro sem atrasos. Aliás, veja o passo a passo para verificar se houve o depósito do pagamento do INSS:

  • Acesse o internet banking do banco onde recebe o benefício;
  • Consulte a seção de extratos para verificar se o depósito aconteceu no dia esperado;
  • Caso não tenha acesso ao internet banking, é possível utilizar os caixas eletrônicos ou dirigir-se diretamente a uma agência;
  • Se houver qualquer problema ou atraso no pagamento, entre em contato imediatamente com a agência do INSS onde o benefício está vinculado.

Além de ficar atento aos dias programados e às condições do pagamento, o segurado também pode explorar alternativas financeiras, como o Empréstimo Consignado, que pode ser uma opção interessante para momentos em que se necessita de um valor extra. Essa alternativa possui juros reduzidos e pagamento diretamente descontado da folha de seu benefício.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com