Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PagBank e Elo fecham importante parceria; saiba mais

Novidade do PagBank promete facilitar os pagamentos do seu negócio. Veja como funciona a tecnologia e quais fintechs já oferecem o serviço.

Em uma era digital crescente, as soluções de pagamento por aproximação têm conquistado cada vez mais o coração dos consumidores brasileiros. Nesse sentido, uma pesquisa do Datafolha revelou um crescimento impressionante de 85,4% nessa modalidade de pagamento no primeiro trimestre de 2023.

E agora, com a parceria entre PagBank e Elo, uma nova ferramenta promete revolucionar a forma como pequenos empreendedores lidam com transações. Estamos falando da solução “Tap on Phone” da Elo, que, em parceria com o PagBank, transforma o celular em uma verdadeira “maquininha” de cartão.

Esse movimento não apenas simplifica o processo para empreendedores mas também torna a tecnologia financeira mais acessível a micro e pequenos empresários em todo o Brasil. Pedro Cardoso, diretor de desenvolvimento de negócios da Elo, ressalta que a iniciativa amplia o acesso a benefícios digitais. A seguir, entenda como funciona a tecnologia e quais fintechs já oferecem o serviço.

Tecnologia ‘Tap on Phone’ do PagBank é segura?

Celular com a logo do PagBank na tela
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

A pergunta que não quer calar: “O ‘Tap on Phone’ do PagBank é seguro?”. Sim, ele é. A tecnologia Near Field Communication (NFC) por trás dessa inovação garante um padrão de segurança elevado, similar ao das tradicionais maquininhas de cartão. Assim, com criptografia robusta, os dados financeiros são transmitidos com segurança, minimizando riscos.

E, se a segurança já não fosse suficiente na transmissão, os aplicativos que oferecem a função “Tap on Phone”, como o PagBank, têm camadas adicionais de proteção. Estamos falando de verificação de identidade do usuário, defesas contra softwares maliciosos e a implementação de autenticações múltiplas. Ou seja, a integridade das informações é uma prioridade.

Quais fintechs já oferecem celular como maquininha?

O PagBank não é o único a se aventurar nesse caminho. Isso porque outras fintechs já entraram nesse mercado. Em 2022, o Nubank, por exemplo, lançou o NuTap. Com ele, clientes podem realizar pagamentos apenas aproximando seus dispositivos com NFC do celular do vendedor. Sem necessidade de um hardware adicional, tudo fica mais fluido e dinâmico.

Veja também:

Governo Lula quer fazer mudança no CadÚnico até o fim de 2023; veja o que será alterado

O Mercado Pago, por sua vez, não ficou atrás e, em 2023, lançou o Point Tap, também aproveitando o poder da tecnologia NFC. Além disso, empresas consolidadas como Stone e novos players, como SumUp e Gertec, também embarcaram nessa tendência.

Por fim, o InfiniteTap, da InfinitePay, possibilita transações de valores elevados apenas com a utilização do smartphone, uma clara evidência de como a inovação e a segurança caminham juntas nesse setor.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com