Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagou a dívida e seu nome continua na Serasa? Veja o que fazer

Clique aqui para saber o que você precisa fazer quando a empresa não tira o seu nome da Serasa mesmo depois de pagar uma dívida.

O Brasil é um país com alto endividamento da população. Dessa forma, é comum que as pessoas tenham os seus nomes incluídos na Serasa, SPC e outras empresas desse tipo. Com o nome negativado, a pessoa não consegue abrir contas em banco, pedir cartão de crédito, fazer empréstimos ou parcelar compras.

Quando o consumidor atrasa o pagamento de algumas contas, o credor pode incluir o CPF dele em uma lista de proteção ao crédito, como a Serasa ou o SPC. Assim, quando a dívida é paga, o nome do devedor deve sair da lista.

Com o pagamento da dívida, a legislação obriga o credor a retirar o nome do devedor das listas de proteção ao crédito para que acabem as restrições do seu CPF. Saiba o que fazer nesses casos a seguir.

O que fazer quando o nome continua na Serasa?

Se o nome do consumidor continua na lista da Serasa mesmo com o pagamento da dívida, existem algumas ações que ele pode tomar para resolver o problema. Nessa situação, ele pode procurar uma solução pacífica ou jurídica.

Celular com a logo da Serasa na tela, simbolizando consulta de dívidas no nome.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Entretanto, antes de entrar na Justiça é necessário verificar que o nome continuou negativado 5 dias depois do pagamento/acordo (prazo para que o credor retire o nome). Além disso, é necessário ter as provas que mostram a quitação da dívida ou o acordo entre as partes.

Veja também:

Clientes Mastercard podem ganhar R$ 10 com extrema facilidade; veja como

Assim, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a empresa para descobrir por que o nome continua negativado. Caso a explicação não seja satisfatória ou o credor se recuse a retirar a inscrição na Serasa, o próximo passo é entrar na Justiça.

Direito à indenização

Para entrar na Justiça, será necessário a ajuda de um advogado. Nesse caso, o antigo devedor pode entrar com uma ação judicial.

Ele vai pedir que a empresa retire o seu nome da Serasa e uma indenização por danos morais. O valor da indenização vai depender de vários fatores, como o tamanho da dívida e da empresa.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com