Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Parceiro do bilionário Warren Buffet morre aos 99 anos de idade

Parceiro de Warren Bufett e vice-presidente da Berkshire Hathaway, morre aos 100 anos, deixando um impacto duradouro no mundo dos negócios.

Na terça-feira (28), o mundo dos negócios perdeu um de seus maiores estrategistas. Charlie Munger, vice-presidente do conselho do conglomerado Berkshire Hathaway e parceiro de Warren Buffet, faleceu aos 99 anos em um hospital da Califórnia de causa ainda não divulgada

Munger é considerado por Warren Buffett, CEO da Berkshire e maior investidor do mundo, como fundamental para o status atual da empresa. Além disso, ele está entre os maiores nomes da história dos negócios.

Legado de Charlie Munger no Berkshire Hathaway

Além de ter sido o braço direito de Buffet na empresa por mais de quatro décadas, Munger era reconhecido por sua franqueza e habilidade para apontar erros. Isso o tornou uma das figuras mais influentes no cenário de negócios global.

Charlie Munger de frente
Imagem: Kent Sievers/ Shutterstock.com

O investidor entrou na companhia em 1975, durante um desafiador período financeiro. Foi assim que Munger, junto a Buffet, conseguiu transformar a Berkshire Hathaway em um conglomerado multibilionário com uma impressionante diversidade de participações.

Veja também:

Heranças podem ser taxadas? Saiba detalhes da possível medida

Entretanto, suas abordagens diferiam: Munger era conhecido por seu estilo mais direto e até mesmo tímido, tendo algumas de suas declarações mais pontiagudas associadas à crítica indireta. Por outro lado, Buffet, era mais extrovertido, expressando constantemente sua fé no futuro dos Estados Unidos. 

Contribuições de Munger para a estratégia da Berkshire Hathaway

Para muitos, Munger é reconhecido por ter orientado seu parceiro Warren Buffet a mudar de estratégia para focar em empresas de qualidade a preços justos, ao invés de apenas empresas a preços maravilhosos.

Essa mudança foi fundamental para o próspero crescimento da Berkshire ao longo das décadas. As divergências na forma como viam o mundo dos negócios resultaram em uma parceria eficiente e bem-sucedida. Essa colaboração também provou que a mistura de diferentes pontos de vista dentro de uma empresa pode trazer benefícios imensuráveis.

Com o apelido “O Oráculo de Pasadena”, Munger tornou-se não apenas um símbolo na Berkshire Hathaway, mas também em outras organizações de investimento.

Imagem: Kent Sievers/ shutterstock.com