Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passo a passo para se inscrever no CadÚnico e receber o Auxílio Brasil

Confira como se inscrever no programa para ter direito ao Auxílio Brasil.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal meio de inclusão de famílias de baixa renda nos programas sociais do governo federal, como Benefício de Prestação Continuada, Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Os estados e municípios usam as informações cadastradas para poderem implementar políticas públicas.

Como se cadastrar no CadÚnico?

A família que se enquadra para receber o CadÚnico e ainda não está inscrita, pode fazer o pré-cadastro pelo aplicativo (disponível para Android e iOS) e, no prazo de até 120 dias, procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em sua cidade e complementar os dados familiares.

É possível verificar os endereços do CRAS de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Documentação necessária

Para fazer o cadastramento da família, o responsável familiar deve ter pelo menos 16 anos, apresentar identidade, ter CPF e título de eleitor.

Além dos documentos citados acima, o responsável familiar deve levar pelo menos um dos documentos seguintes documentos de cada membro da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – se a pessoa for indígena.

Indígenas e quilombolas não precisam apresentar o CPF ou título de eleitor, mas devem apresentar um dos documentos listados acima.

Entrevista de cadastramento

O responsável familiar passará por uma entrevista de cadastramento com um entrevistador social, que fará perguntas sobre a realidade da família.

A entrevista será registrada em um formulário específico em papel ou no Sistema de Cadastro Único direto no computador. 

Fiz meu cadastro no CadÚnico, mas  ainda não fui selecionado para receber o benefício social que me interessei. Por quê?

​A inscrição no CadÚnico não garante a seleção da família para os programas sociais. A triagem acontece todo mês e a pessoa selecionada recebe um comunicado oficial pelo órgão gestor do programa em questão.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com