Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pela primeira vez, euro e dólar têm o mesmo valor

Pela primeira vez desde o início da circulação do euro, a moeda europeia alcançou a paridade com o dólar. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta terça-feira (12), pela primeira vez desde o início da circulação do euro, há duas décadas, a moeda europeia alcançou a paridade com o dólar, de acordo com os dados da Bloomberg.

A desvalorização do euro frente ao dólar vem crescendo devido a preocupações em relação a uma possível crise de energia que levará a Europa à recessão. Dessa forma, o dólar segue sendo valorizado pelas previsões de que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) elevará as taxas de juros mais rápido do que o esperado.

Desvalorização do euro

Há um grande temor de uma crise energética na União Europeia em decorrência da interrupção do fluxo de gás russo que chega pelo gasoduto Nord Stream 1, que atualmente está em manutenção. Dessa forma, há temores de uma recessão na Europa.

Assim, os investidores dão prioridade ao dólar, que chegou a ser negociado a um dólar por euro nesta terça, na maior cotação diante da moeda europeia desde 2002.

Caso haja uma recessão, o Banco Central Europeu pode ter os planos frustrados se quiser colocar um fim à política de juros baixos e passar a subir a taxa para conter a inflação que piora a situação.

Contudo, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) continuará elevando as taxas, já que os números de emprego, que foram divulgados na sexta-feira (8) mostraram que a economia dos Estados Unidos está mais resiliente agora.

Motivos

Na última segunda-feira (11), teve início a manutenção anual no maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha, o Nord Stream 1,com previsão de interrupção de fornecimento por 10 dias. Contudo, governos e mercados estão preocupados que essa paralisação seja estendida pela Rússia devido a guerra na Ucrânia, aumentando a crise de energia e levando a economia à recessão.

De acordo com analistas, a economia enfraquecida aumenta a incerteza a respeito do plano do Banco Central Europeu (BCE) de elevar as taxas de juros.

Já o dólar está sendo valorizado com as previsões de que o Federal Reserve continuará a aumentar fortemente as taxas conforme enfrenta a inflação crescente. Assim, a próxima reunião acontecerá nos dias 26 e 27 de julho.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com