Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pena de morte para políticos corruptos foi aprovada? Entenda a polêmica

Uma notícia circula na internet sobre a aprovação de pena de morte para políticos corruptos. Saiba mais informações!

Uma notícia que circula pela internet anuncia a aprovação da pena de morte para políticos corruptos. Diversas postagens em redes sociais estão espalhando informações sobre a possível medida drástica.

Atribui-se essa declaração ao atual presidente peruano, através de um vídeo. Sobreposta à imagem, encontra-se um texto: “”Presidente do Peru anuncia pena de morte para corruptos no governo. Um bom exemplo para o Brasil?”. Leia mais sobre a veracidade das informações a seguir.

É verdade que o presidente do Peru impôs pena de morte para políticos corruptos?

Homem com roupa social movimentando martelo de juiz para baixo atuando na Justiça brasileira
Imagem: mojo cp / shutterstock.com

O vídeo que circula nas redes sociais é falso. Espalhadores de fake news distorceram o trecho de um discurso do ex-presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski, em 12 de fevereiro de 2017. Ademais, quem comanda o governo do Peru atualmente é uma mulher, Dina Boluarte, que o substituiu após a sua destituição, em dezembro de 2022.

Leia também: Quanto a poupança rende com a mudança da Selic?

Assim, a postagem com a notícia falsa ainda contém a seguinte legenda: “Aqui está algo positivo para o Brasil. Isso poderia ajudar a combater a corrupção de uma vez por todas. As pessoas de bem não suportam mais tantas irregularidades no governo. Punição para quem não presta, doa a quem doer”.

O que o ex-presidente do Peru disse, afinal?

O que Kuczynski diz, de fato, em seu discurso é a “morte civil” de funcionários públicos corruptos. Logo, trata-se de uma figura de linguagem, para que eles não voltem a trabalhar para o estado após cometerem atos ilícitos em seus cargos.

Desse modo, o comentário do ex-presidente peruano foi em relação a um decreto de outubro de 2016. A medida proibia que os condenados pela prática de corrupção pudessem voltar a ter cargos públicos. Assim, não se trata da morte literal dessas pessoas.

Confira a seguir o discurso completo de Pedro Pablo Kuczynski em 2017. O trecho distorcido começa a partir do segundo minuto do vídeo.

Imagem: mojo cp / shutterstock.com