Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pente-fino do Bolsa Família: já teve mais de 2 milhões de cortes?

Segundo Simone Tebet, o número de famílias que serão cortadas do Bolsa Família deve chegar a cerca de 2 milhões. Confira quem será suspenso

Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo tem feito uma série de mudanças no maior programa social do Brasil, que durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), chamava-se Auxílio Brasil, mas agora passará a se chamar Bolsa Família.

Dessa forma, até março deste ano, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, chefiado por Wellington Dias (PT), está fazendo um pente-fino no Bolsa Família, para que sejam verificadas possíveis irregularidades entre os beneficiários.

Alerta do TCU

Assim, no final do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um alerta. Dessa forma, afirmava que um grupo específico de pessoas estava recebendo o benefício de forma irregular.  “A maior evidência é a duplicação da quantidade de famílias unipessoais beneficiárias desde 2020”, afirmava o documento do TCU.

Além disso, o documento mostrou que a quantidade de famílias participantes do Auxílio Brasil passou de 18,02 milhões de março de 2022 para 21,13 milhões em outubro. De acordo com a estimativa do TCU, o número de casas integrantes do programa é maior do que deveria ser.

Cortes no Bolsa Família

Dessa forma, nos próximos meses haverá novos cortes entre os beneficiários do programa. Assim, de acordo com a ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, o número de famílias que serão cortadas do Bolsa Família deve chegar a cerca de 2 milhões ainda neste começo de ano.

Então, o intuito de suspender essas famílias é garantir que haja justiça social, para que pessoas que realmente precisam tenham acesso a quantia paga pelo Bolsa Família.

Quem será cortado do Bolsa Família

Enfim, a princípio, serão cortadas do Bolsa Família as famílias unipessoais, isto é, aquelas que são formadas por apenas uma pessoa. Pois, entre outubro e novembro, milhares de novos cadastros nesta condição foram realizados.

Portanto, as famílias que estão recebendo de forma regular, sem nenhum erro e cumprindo todos os requisitos para integrar o programa social, não precisam se preocupar.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com