Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Perdeu dinheiro em golpe? Seu banco pode ser obrigado a devolver quantia; entenda

O banco é responsável por manter a segurança da sua conta. Dessa forma, alguns golpes sofridos podem ser reembolsados. Entenda!

No Brasil, os golpes financeiros são frequentes. Deste modo, é preciso ficar atento para não ter prejuízo e dores de cabeça com esse problema. Com a variedade de formas de recebimento e transferência de dinheiro, os criminosos estão cada vez mais aplicando golpes.

A pesquisa feita pela empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF e os dados do Banco Central reforçam essa ideia. O estudo revela que no Brasil, em um minuto, os criminosos realizam 2,8 mil tentativas de golpes financeiros em canais eletrônicos. Os dados são referentes ao primeiro trimestre deste ano.

Mas afinal, quando um indivíduo cai no golpe de forma inocente, o banco deve reembolsar a quantia roubada? A resposta é: depende, pois há fatores que podem tirar a culpa da instituição financeira. Saiba mais detalhes abaixo.

Quando o banco tem a responsabilidade de restituir o cliente?

Quando o golpe é praticado e não tem relação com falta de atenção do cliente, erro ou ação deliberada, o banco pode ser responsabilizado perante a Justiça e reembolsar o valor perdido. Além disso, golpes envolvendo abertura de contas, empréstimo e utilização de documentos falsos, o banco tem o dever de devolver o valor fraudado.

De acordo com a Justiça, o banco é responsável pela segurança das contas de seus clientes. Sendo assim, é dever da instituição oferecer mecanismos de segurança a fim de inibir a ação de criminosos ao praticar os golpes financeiros.

Mulher segurando cartão e celular com expressão de incredulidade no rosto em alusão ao golpe financeiro.
Imagem: Pheelings media / shutterstock.com

O que fazer quando for vítima de um golpe?

O primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência relatando às autoridades detalhes sobre o golpe sofrido. Com o documento em mãos, ligue para sua instituição financeira e relate o ocorrido.

Além disso, é importante neste momento já pedir a restituição do valor e também o cancelamento da conta ou do cartão. Anote todas as informações que o banco te der, como o número de protocolo de atendimento.

Veja também:

Afinal, o que faz o INSS negar o pedido de pensão por morte?

A instituição financeira irá investigar o caso e, em alguns dias úteis, deve dar uma resposta sobre a restituição do valor. Sendo assim, caso o pedido seja negado, é recomendável procurar seus direitos na Justiça com auxílio de um advogado.

Imagem: Pheelings media / shutterstock.com