Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Perfil financeiro: Como descobrir o seu

Sua relação com dinheiro está ligada diretamente ao seu perfil financeiro

0

Sua relação com dinheiro está ligada diretamente ao seu perfil financeiro. A partir dele, podemos saber se você pensa mais no futuro, é cauteloso ou uma pessoa imediatista. 

Essas características representam a forma com que você organiza seu orçamento e revelam os pontos que exigem mudança de postura. Quer saber qual é o seu perfil financeiro? Leia na íntegra cada um deles e descubra.

O que é perfil financeiro?

É a análise de suas características que determinam seu comportamento em relação às finanças. Há pessoas mais conservadoras, outras que gastam mais, assim, é possível classificar cada grupo com atitudes semelhantes. Os perfis são nominados, como:

Seja membro

  • Devedor;
  • Gastador;
  • Desligado;
  • Poupador;
  • Investidor.

Perfil Devedor

São aquelas pessoas com grau elevado de endividamento. Sempre precisam recorrer a empréstimos, sejam eles em bancos, com amigos ou familiares. Isso ocorre porque, geralmente, gastam mais do que ganham e não avaliam as consequências de seus gastos.

Perfil Gastador

Tem personalidade parecida com o devedor, porém, não gasta mais do que ganha, mas gasta tudo o que recebe. Esse tipo de pessoa esquece que imprevistos acontecem e não se preocupa em se preparar para isso.

Perfil Desligado

Este padrão de comportamento não gasta tudo que ganha, nem chega ao ponto de se endividar, porém, não se atenta a investir, tampouco criar sua poupança.

O que sobra do salário fica na conta corrente, sem nenhum planejamento. Não gosta de pensar em finanças.

Perfil Poupador

Pessoas com esse perfil costumam pensar um pouco mais no futuro e guardam suas economias para acontecimentos repentinos. 

Também buscam investimentos de baixo risco para fazer, porém, não se aprofundam no conhecimento financeiro. Por isso, eles costumam depositar suas economias em Conta Poupança ou Tesouro Direto, que são opções com menor rentabilidade e maior segurança.

Perfil Investidor

Este possui conhecimento aprofundado na área financeira e não tem medo de arriscar na hora de investir. Além disso, é um ótimo planejador, determina metas de curto e longo prazo e geralmente as alcança.

Conheça quem são os investidores brasileiros

A Associação Brasileira dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) realizou uma pesquisa com 3.408 brasileiros e apurou as características dos investidores brasileiros. Confira na imagem, o RX financeiro do país, apontado pelo estudo da entidade.

(Fonte: Raio X do Investdor – Anbima)

Como descobrir seu perfil financeiro

Por essa leitura, é possível ter ideia de qual é a sua forma de investimento. Você não se achou em nenhuma das descrições acima?

Para te ajudar, o Serasa desenvolveu um teste para identificar o seu perfil financeiro.  Essa informação pode te auxiliar no autoconhecimento e, consequentemente, na melhoria dos seus hábitos relacionados ao dinheiro.

Enfim, gostou da matéria?

Siga o Seu Crédito Digital  no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Viktoriia Hnatiuk / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.