Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa aponta qual é a cidade mais violenta do Brasil

Foi divulgada a lista com as cidades mais violentas do Brasil e tem um estadoq ue dominou o ranking. Sabe qual é? Veja a seguir

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou nesta quinta-feira, 20 de julho, um documento com dados criminais do país. Conforme o relatório, um dos destaques ficou por conta da cidade mais violenta do Brasil.

Segundo o documento, a cidade de Jequié, na Bahia, ocupa o infeliz posto, sendo que as autoridades registaram 141 casos de morte violenta no município ao longo do último ano. Ou seja, uma incidência de 88,8 para cada 100 mil habitantes.

Além da cidade mais violenta do Brasil, o relatório destaca os 23 municípios do Nordeste que se encontram no top-50, isto é, quase metade da lista. Ademais, o relatório também destacou a situação da Bahia, que possui 12 cidades nesta lista.

Ranking da cidade mais violenta do Brasil

Inicialmente, vale destacar que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública só considerou cidades com mais de 100 mil habitantes. Dessa forma, a ideia era evitar a oscilação de dados devido aos municípios com poucos habitantes. Nesse cenário, a cidade mais violenta do Brasil, como apontado, é Jequié. Além disso, o ranking com os 10 locais mais violentos ficou da seguinte forma:

  • Santo Antônio de Jesus – Bahia;
  • Simões Filho – Bahia;
  • Camaçari – Bahia;
  • Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco;
  • Sorriso – Mato Grosso;
  • Altamira – Pará;
  • Macapá – Amapá;
  • Feira de Santana – Bahia;
  • Juazeiro – Bahia.

Destaque para a Bahia

Como apontado no ranking, 5 dos 10 municípios apontados são na Bahia. Nesse cenário, Talita Nascimento, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, comentou que na Bahia, há “uma questão bem diferente dos outros estados do Nordeste. O Nordeste acaba puxando a queda nas mortes violentas intencionais, mas a Bahia aparece neste ano entre os dois estados com maior taxa”.

Por fim, entre os motivos para a Bahia ser destaque na lista da cidade mais violenta do Brasil, a especialista destaca a política de segurança pública. Talita aponta que as ações são truculentas, causando resultados negativos para o estado e sua população.

Imagem: simon jhuan/Shutterstock.com