Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon quer saber motivo pelo qual Serasa está pedindo senha de banco durante pesquisa

A Serasa divulgou nota falando das motivações da solicitação. Confira!

0

Você forneceria a senha da sua conta do banco para participar de uma pesquisa online? Provavelmente não, certo? Acontece que a Serasa decidiu pedir isso. O órgão solicitou o dado bancário como etapa para participação de um estudo. Assim, nesta segunda-feira (1º), em notificação à empresa, o Procon-SP pediu esclarecimentos do motivo para solicitação dessa informação.

Conforme o Procon, o objetivo da solicitação é esclarecer e avaliar se a exigência da senha do internet banking violou o Código de Defesa do Consumidor e a LGPD, que entrou em vigor em setembro do ano passado. Se houver irregularidade, o Procon vai cobrar uma multa de até R$ 10 milhões. Recentemente, a Serasa foi acusada de também estar envolvida em um dos maiores vazamentos de dados sofridos no país. O site Uol é responsável pelas informações.

É provável que você também goste:

TARGET Meio de Pagamentos lança empréstimo pessoal de até R$ 30 mil para caminhoneiros

3 milhões de brasileiros terão que devolver o auxílio emergencial em 2021

É necessário declarar o Auxílio Emergencial no Imposto de Renda 2021?

Serasa pede senha de banco para pesquisa e Procon quer saber o motivo

Para o Procon, não parece razoável fazer qualquer tipo de pesquisa que exija do consumidor esse tipo de dado, principalmente uma senha, mesmo sendo do internet banking. Dessa forma, o objetivo da solicitação é proteger o consumidor de qualquer problema de violação de privacidade.

O caso é realmente estranho, uma vez que senhas são um dos dados mais confidenciais na internet, especialmente as de bancos. As próprias empresas financeiras pedem, regularmente, para não passar senhas em qualquer situação, para evitar que o cliente caia em algum golpe. Sendo assim, a Serasa ganhou um prazo de até 24 horas para se manifestar e explicar qual foi a intenção da pesquisa.

Veja o que respondeu a empresa, em nota

Por fim, a Serasa já confirmou que a pesquisa online realmente solicitava a senha bancária como etapa para participação. Logo, não se tratou de invasão de site, como alguns internautas suspeitaram. Em nota enviada na semana passada, a empresa informou que a participação é “opcional” e que o “consumidor fornece apenas a senha do internet banking, que não permite a realização de qualquer transação bancária”.

Além disso, a finalidade da coleta dos dados, de acordo com a empresa, é parte exclusiva de um teste que a Serasa pretende fazer de uma nova funcionalidade. O objetivo seria tornar a análise de crédito brasileiro ainda mais precisa. Porém, a Serasa deve dizer também a finalidade da pesquisa realizada, em quais meios ela foi veiculada, para quem foi direcionada, entre outras questões.

Enfim, gostou da matéria sobre Serasa?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com

Comentários
Carregando...