Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Péssima notícia para segurados: INSS dificulta acesso a benefício

O Governo Federal determinou, durante reunião entre ministros, algumas mudanças nos benefícios oferecidos aos segurados do INSS. Entenda.

Em breve, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberão uma péssima notícia que dificultará o acesso ao benefício do empréstimo consignado. Isso porque o Governo Federal determinou, nesta segunda-feira (20), o aumento da taxa de juros da modalidade de crédito

Conforme informação divulgada pelo blog da Ana Flor, do G1, o governo deve ampliar o teto da taxa para um valor entre 1,70% e 2,14%. A divulgação da nova taxa deve ocorrer na próxima terça-feira (28), após reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Discussões sobre juros do consignado do INSS 

As discussões a respeito dos juros do consignado do INSS tiveram início após o Conselho Nacional de Previdência Social decidir limitar a taxa a 1,70%. Diante disso, diversos bancos, públicos e privados, passaram a suspender temporariamente a oferta da modalidade de crédito. 

De acordo com as instituições, o valor baixo dificultava a disponibilidade do crédito consignado do INSS. Conforme os bancos públicos, o valor tornava a oferta do consignado no INSS impraticável.

No entanto, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica chegaram a cogitar, nesta semana, a volta do empréstimo consignado.

Taxa da modalidade de empréstimo

Assim, segundo o blog do G1, a taxa da modalidade de empréstimo do INSS deverá ser de até 2,14%. A definição do valor exato ocorrerá após uma reunião com bancos públicos, que são responsáveis por 11% da modalidade. Contudo, a taxa não deve ultrapassar o percentual anterior, de 2,14%. 

Crédito consignado do INSS

Em suma, o empréstimo consignado do INSS é um tipo de crédito para pessoas que recebem benefícios do INSS, como aposentados e pensionistas.

Nessa modalidade, as parcelas são descontadas diretamente do benefício, o que torna os juros mais baixos. Isso significa que o dinheiro emprestado tem um custo menor e o pagamento das parcelas é mais fácil, já que a quantia é retirada diretamente do pagamento mensal. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com