Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Plano barato da Netflix cai no gosto do público e já tem 1 milhão de assinantes

Plano de assinatura com anúncios da Netflix não foi bem recebido pelos usuários da internet. No entanto, o plano está ganhando força nos EUA.

A Netflix se envolveu em várias controvérsias nos últimos meses, como, por exemplo, o aviso de que iniciaria medidas para impedir o compartilhamento de senhas.

Por isso, a empresa está tentando recuperar sua liderança no mercado e, assim, aumentar os lucros após uma queda significativa no número de assinantes. 

Em suma, a introdução de um plano de assinatura com anúncios no streaming da Netflix não foi bem recebida pelos usuários da internet. No entanto, dados recentes mostram que a camada ‘basic with ads’ está ganhando força entre os usuários nos Estados Unidos. 

Medidas para recuperar usuários

As novas medidas da empresa, como a introdução de um plano “mais barato” com anúncios e o bloqueio do compartilhamento de senhas, geraram polêmica nas redes sociais. No entanto, parece que esses movimentos acabaram tendo um impacto positivo na empresa.

De acordo com dados internos obtidos pela Bloomberg, cerca de um milhão de contas já estão inscritas no plano com suporte de anúncios oferecido pela Netflix, nos Estados Unidos.

O plano já atraiu cerca de um milhão de usuários ativos nos Estados Unidos, com crescimento de 9% para 19% em apenas um mês.

O plano foi lançado em novembro de 2022. Embora tenha começado devagar, 19% das novas assinaturas nos Estados Unidos, em janeiro de 2023, optaram pelo plano de US$ 6,99 com suporte de anúncios, de acordo com a empresa de análise Antenna.

Novos usuários para a Netflix

A Bloomberg adverte que os dados internos obtidos têm pelo menos um mês e não representam vários usuários assistindo pela mesma conta.

A Bloomberg também observa que os assinantes com suporte de anúncios parecem ser novos no serviço, em vez de usuários que vieram de um plano tradicional sem anúncios.

De acordo com a análise da Antenna, a mudança da Netflix para um modelo com anúncios foi mais lenta do que os concorrentes HBO Max e Disney Plus, que introduziram seus níveis de anúncios em junho de 2021 e dezembro de 2022, respectivamente.

Apesar do crescimento, os usuários do plano representam apenas uma pequena parte da base de assinantes da Netflix nos Estados Unidos — sendo de 74 milhões de pessoas.

No entanto, isso pode mudar nos próximos meses, se a medida de bloqueio de compartilhamento de senhas for lançada oficialmente.

Imagem: Vantage_DS / shutterstock.com