Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Petição com 300 mil assinaturas pela prisão de Bolsonaro é enviada ao STF

Bancada do PSOL envia ao STF petição com 300 mil assinaturas pedindo a prisão de Bolsonaro. Entenda a situação.

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
Imagem do ex-presidente Bolsonaro com os braços cruzados durante discurso político

Nesta quinta-feira (15), a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, em conjunto com o presidente do partido, Juliano Medeiros, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição com cerca de 300 mil assinaturas. O documento tem o intuito de reforçar o pedido de prisão de Bolsonaro.

O material em questão foi enviado ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. Além da prisão preventiva do ex-presidente, o documento destaca a necessidade da aplicação de medidas cautelares em decorrência de falas golpistas e atos contra a democracia por parte de Jair Bolsonaro.

Abaixo-assinado organizado pelo PSOL pede a prisão de Bolsonaro 

De acordo com o UOL, o documento diz que as 300 mil assinaturas apontam o considerável “apoio popular às petições já feitas em janeiro”.

No texto do material, o pedido é para que o ex-presidente tenha responsabilidade por seus “discursos golpistas”, que tinham como possível intuito “atentar contra a democracia e o Estado de Direito”.

A petição que coletou as centenas de milhares de assinaturas solicitando a prisão de Bolsonaro teve início dia 12 de janeiro. Atualmente, Bolsonaro é alvo do inquérito que investiga a autoria dos ataques terroristas do último dia 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes.

Anteriormente, em 2 de janeiro, o PSOL entrou com representação no STF solicitando a prisão de Bolsonaro de maneira preventiva, além da quebra de sigilo telefônico e busca e apreensão. O partido alegava querer impedir a destruição de possíveis provas.

Ex-presidente está nos Estados Unidos e retornar ao país em março

Recentemente, Bolsonaro confirmou a intenção de retornar ao Brasil em breve. O ex-mandatário foi para Orlando, nos Estados Unidos no último dia 30 de dezembro, antes mesmo de deixar o cargo da presidência. 

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Sobre a volta de Bolsonaro ao país, o líder da bancada do PSOL na Câmara, o deputado federal Guilherme Boulos, pediu que não houvesse anistia.

“Bolsonaro anunciou que voltará ao Brasil em março, esperamos que volte mesmo para responder no banco dos réus pelos crimes que cometeu. Além de tudo, ele é muito covarde. Passou quatro anos desacreditando o sistema eleitoral e estimulando o golpismo no Brasil, defendendo AI 5, ditadura, tentando transformar torturador em herói. Nosso pedido é de reparação. Não é vingança, é justiça. Nenhuma ferida cicatriza se não houver reparação”, destacou Boulos ao falar sobre a solicitação da prisão de Bolsonaro por meio da petição.

Imagem: BW Press / Shutterstock

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados