Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Petróleo cai e deve derrubar ainda mais os preços da gasolina e do diesel

O preço do barril de petróleo registrou mais uma queda. Com isso, os combustíveis no Brasil podem ser afetados

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O petróleo, que meses atrás fez o preço dos combustíveis disparar, apresentou queda e retornou ao patamar de US$ 90, valor registrado antes da Guerra na Ucrânia. Com isso, o diesel e a gasolina, que estão em queda, devem ter seus preços reduzidos ainda mais no Brasil. 

A Petrobras anunciou, recentemente, reduções consecutivas relacionadas aos combustíveis. Somado a isso, o Governo Federal adotou medidas a fim de baratear os preços nas bombas, o que têm apresentado resultados positivos. O cenário brasileiro atual é de alívio quando se considera os preços da gasolina. 

Mas afinal, o que explica a queda do preço do petróleo? 

Preço do petróleo em queda 

A Guerra na Ucrânia impactou os preços do petróleo, visto que a Rússia é um importante nome na exportação mundial do insumo. O efeito imediato foi o aumento dos preços. Seis meses após o início do conflito, o pior já passou, em relação a commoditie. Ou seja, a oferta, neste momento, está voltando ao normal. 

Além disso, o mundo passa por uma desaceleração econômica. A China e os Estados Unidos, maiores potências globais, enfrentam momentos difíceis, o que influencia a realidade do mercado internacional. O país norte-americano também tem trabalhado para reduzir o preço da energia e de combustíveis.

Assim sendo, com a oferta maior e o crescimento econômico em queda, a demanda por produtos diminui e o valor do insumo cai. 

Outro fator importante é a expectativa de volta do Irã ao mercado internacional. O país possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, segundo informações da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). 

Em março, ainda no início do conflito na Ucrânia, o barril do petróleo chegou a atingir US$ 110. 

Preço dos combustíveis no Brasil 

Se o petróleo se mantiver em queda, é provável que os preços dos combustíveis no Brasil também sejam reduzidos. Os últimos anúncios da Petrobras aconteceram justamente após a redução do barril no mercado global. Isso porque a política de definição de preços da estatal usa como base a cotação internacional. 

Entretanto, com as recentes reduções nos preços, a gasolina e o diesel devem continuar sendo impactados. 

No último mês de julho, o preço da gasolina apresentou diminuição de 12,55%. Já o diesel atingiu o menor patamar em 12 meses. 

Vale ressaltar que mesmo em queda, a gasolina ainda opera cerca de 9% acima da média global, o que pode significar novos reajustes. E, o diesel, ainda está em patamar elevado. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: prakob / Shutterstock.com