Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Picanha grátis no Cras: Lula mandou distribuir? Entenda

Publicações em redes sociais indicam a distribuição de picanha grátis no Cras a partir de janeiro de 2023. Será verdade ou uma fake news?

Um boato de que estaria havendo a distribuição de picanha grátis no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) já precisou ser desmentido por portais que combatem fake news. Isso porque, desde a posse do presidente Lula (PT), no dia 1º de janeiro, circulou a notícia falsa de que os primeiros contemplados já receberam a carne.

Na verdade, a situação é uma sátira de opositores do petista, uma vez que, durante as eleições, Lula afirmou que, se ganhasse, as pessoas mais pobres teriam uma melhor condição de vida. Segundo ele, o brasileiro voltaria a “comer picanha e tomar uma cervejinha”.

Imagem da picanha grátis no Cras é falsa

Em alusão à fala do atual presidente, alguns perfis de opositores em redes sociais começaram a compartilhar vídeos sobre a suposta distribuição de picanha grátis no Cras.

Além disso, em determinada foto, vê-se uma peça de picanha da marca “Do Chef Friboi” com um selo do governo federal.

Imagem que circula nas redes sociais mostra peça de picanha com selo de "distribuição gratuita" do governo federal
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Na mensagem, há a informação de “distribuição gratuita” e o novo slogan do Governo Federal, “Brasil: União e Reconstrução”. O texto ainda informa que a picanha grátis no Cras teria limite de uma peça mensal por CPF, a partir deste mês.

Por que a distribuição é falsa e como identificar?

De acordo com sites especializados em combater fake news, a notícia possui diversos pontos que caracterizam manipulação de informações.

Primeiro, por possuir um conteúdo vago, em tom alarmista e até debochado. Além disso, não há nenhuma fonte confiável ou informação oficial do governo Lula sobre o assunto.

Até o momento, o que se sabe é que houve a aprovação do Bolsa Família de R$ 600 com possibilidade de adicionais. Por isso, a ironia da fake news não deve ser levada a sério.

Imagem: Reprodução/Redes sociais