Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix: 395 mil chaves foram vazadas em ataque a banco, entenda

O Banco Central confirmou nesta quinta-feira (30), que 395 mil chaves foram vazadas em ataque a banco, entenda.

Este foi o  primeiro vazamento de chaves PIX, os dados estavam sob proteção do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

De acordo com o Bacen, o escape se deu por falhas específicas no sistema da instituição que preservavam as informações cadastrais.

Comunicado do Banco Central

Em comunicado a autoridade monetária informou que, “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.

O Banco Central alertou que os usuários que tiveram seus dados expostos não serão contatados por SMS, email e chamadas telefônicas.  A notificação será feita exclusivamente por meio do aplicativo da instituição.

Nota do Banese

Em nota enviada aos seus acionistas e ao mercado financeiro a instituição bancária informou que “as consultas foram realizadas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais – DICT, administrado pelo Banco Central do Brasil, e de acesso restrito às Instituições que iniciam o procedimento para realização de uma transação por Pix”.

Assegurando que as informações vazadas não colocam em risco dados confidenciais como senhas, históricos ou demais dados financeiros dos clientes.

Reforço na segurança do PIX

Pressionado por bancos e instituições financeiras, o Banco Central anunciou alterações que trazem mais segurança para os usuários.

As mudanças começam a valer a partir do dia 16 de Novembro, entre elas, a de responsabilizar bancos e fintechs caso seja comprovado que uma fraude ocorreu por falha no sistema, pois as instituições devem ter mecanismos semelhantes aos do Banco Central.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com