Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível fazer um Pix com o cartão de crédito?

Embora o sistema em si não tenha essa opção, algumas instituições financeiras oferecem essa possibilidade.

Desde o seu lançamento, o Pix tem chamado atenção por conta da sua praticidade e crescimento. O seu sucesso é tanto que o sistema já ultrapassou, em número de transações, os TEDs e DOCs. Diante da sua grande abrangência, por vezes, muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento do sistema. Dentre elas, há o questionamento sobre a possibilidade de fazer um pix com o cartão de crédito. Confira abaixo os detalhes.

Seguro para Pix: fintech sai na frente e indenizará até R$ 10 mil

É possível fazer um Pix com o cartão de crédito?

Em suma, não é possível fazer um Pix com um cartão de crédito. É dito isso, pois o Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para fazer as transferências e os pagamentos entre as contas em até 10 segundos, a qualquer dia e horário.

Sendo assim, o Pix opera mais ou menos como um TED, DOC ou boleto. Ademais, as pessoas podem fazer um Pix por meio de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira cadastrada. Contudo, para fazer a transação, é necessário ter dinheiro em conta.

Por que algumas pessoas fazem?

De acordo com o Banco Central, o Pix não se constitui como uma operação de crédito. Ou seja, ao menos por enquanto, quem faz essa transação precisa ter dinheiro na conta. No entanto, recentemente algumas instituições financeiras ou de pagamento começaram a ofertar a possibilidade de que os seus clientes peguem uma parte do seu limite do cartão de crédito emprestado para fazer transferências e pagamentos via Pix.

Na prática, o cliente usa uma porcentagem do limite pré-aprovado do cartão e transfere o dinheiro para a sua conta. Mas atenção: a prática de Pix com o cartão de crédito se assemelha a um empréstimo. Sendo assim, você vai ter que pagar juros ao usar essa opção.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com