PIX errado no Nubank: veja como resolver esse problema
Caiu em um golpe financeiro ou transferiu dinheiro a alguém por engano? Saiba se é possível cancelar um Pix errado no Nubank!
Lançado há pouco mais de 3 anos, o Pix revolucionou a forma como os brasileiros fazem transferências bancárias, e com os clientes do Nubank não foi diferente. No entanto, essa facilidade vem acompanhada de uma dúvida: é possível cancelar um Pix errado no Nubank?
Essa questão pode surgir em casos graves, como um golpe financeiro, ou até quando a transferência vai para a conta errada por falta de atenção, por exemplo. Se você já passou por essas ou outras situações, confira a seguir se é possível resolver o problema.
Fiz um Pix errado no Nubank. Posso cancelar?
De acordo com o Banco Central, não é possível cancelar um Pix após confirmar a operação. Isso vale para todas as instituições financeiras, ou seja, caso você tenha feito um Pix errado no Nubank, não existe a opção de desfazer a transação.
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Por outro lado, existe uma alternativa para os casos de fraude, quando a vítima transfere dinheiro para a conta de um golpista: o Mecanismo Especial de Devolução. Essa ferramenta encaminha ao banco um pedido de análise do Pix, o que, a depender da conclusão, pode resultar na devolução do valor perdido.
Nesse sentido, uma vez que o único momento em que há possibilidade de cancelar um Pix é antes de confirmar a operação, existe um caso em que é possível reverter um Pix errado no Nubank: trata-se da transferência agendada.
Como cancelar um Pix agendado
No caso da transferência agendada, é possível reverter a operação caso ela ainda não tenha acontecido. Mas atenção: o prazo para cancelar um Pix errado desse tipo no Nubank é até 24 horas antes da realização da transferência. Confira o passo a passo:
- Na tela inicial do aplicativo do Nubank (para Android ou iOS), toque em “Conta”;
- Na seção “Histórico”, localize e toque no Pix agendado que você quer cancelar;
- Depois, selecione a opção “Precisa cancelar o agendamento?” e confirme no botão “Sim”;
- Verifique se operação consta como “Agendamento cancelado”.
É importante ressaltar, porém, que a possibilidade de cancelamento não se aplica a transferências com o status “Em processamento”. Isso porque nesses casos, ainda que a transação não tenha sido concluída (por alguma instabilidade no sistema, por exemplo), a confirmação já aconteceu.
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