Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Pix agendado não passa de um boato, diz Banco Central

Veja o que diz a instituição financeira sobre o assunto.

0

Voltou a circular nas redes sociais e em correntes de WhatsApp um boato que corre desde junho, de um novo golpe envolvendo a função de agendamento do Pix. Dessa forma, a história seria de que a vítima receberia um aviso de que há uma transferência do PIX pendente, ou agendada, vinda de uma pessoa desconhecida. Assim, o golpista entraria em contato afirmando que agendou a transferência por engano e pedindo que a vítima transferisse o valor do agendamento.

Porém, de acordo com o Banco Central, a história toda não passa de um boato, que foi disseminado pelas redes sociais e acabou convencendo muita gente. A seguir, entenda mais sobre o assunto e veja o que diz o BC sobre a questão.

Golpe do Pix agendado não passa de um boato, diz Banco Central

Recentemente, um post no perfil do Banco Central no LinkedIn já afirmava que o golpe não passava de um boato. Isso porque o banco que vai receber a transferência não tem como saber que existe um Pix agendado e a informação também não fica visível para quem vai receber o valor. Pelo menos não até que a transação seja confirmada. 

Desse modo, segundo o Banco Central, o conteúdo é falso e a descrição da armadilha montada pelos golpistas não funcionaria na prática. Até porque, de acordo com a mensagem que está sendo compartilhada na internet, a vítima recebe uma notificação de um PIX de um desconhecido, que estaria na “opção agendada”. Portanto, segundo o BC, embora exista a ferramenta de agendamento para o PIX, a descrição do tal golpe não passaria de um boato.

Por fim, o Banco Central afirma que todas as transações via Pix são rastreáveis. Sendo assim, a mando de autoridades judiciais, é possível identificar titulares das contas de origem e de destino de toda e qualquer transação. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...