Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix limitado? Veja quantas transações você pode fazer por dia

Confira mais sobre as limitações do serviço de pagamentos.

0

Se você já precisou fazer uma transferência instantânea com o Pix, pode ter se perguntando qual é o limite desse serviço. Ou seja, qual o valor máximo você pode transferir, e também quantas transações é possível fazer por dia ou por mês. E a resposta é que depende. Afinal de contas, o Banco Central não estabelece um valor máximo que pode ser transferido, ou quantas vezes você pode fazer esse processo. Mas as instituições financeiras sim.

Qual o limite de valor das transferências do Pix?

Portanto, ficou claro que não existe um limite definido de transações do Pix, mas sim que bancos e instituições podem estabelecer suas próprias regras. Porém, de acordo com o Banco Central, o limite do valor de transações não pode ser inferior aos praticados em TED nem em cartões de débito, dependendo do caso.

Isso porque, desde 1º de março de 2021, cada instituição ganhou o direito de estabelecer seu próprio limite Pix. Esse recurso é utilizado principalmente para evitar fraudes no serviço. Contudo, a única regra é que esse limite não pode ser menor do que o limite de TED ou de uma transação com o cartão de débito.

Então, para compras no Pix com QR Code, por exemplo, o limite deve ser igual ou superior ao valor máximo de uma compra com o cartão de débito. Ou seja, caso o valor máximo que pode ser transacionado com débito numa instituição seja R$ 10 mil, o limite para um Pix usando o QR Code deve ser R$ 10 mil ou mais.

Veja quantas transações você pode fazer por mês

Por fim, assim como não existe um limite de valor, também não existe um limite no número de transferências Pix. Dessa forma, você pode fazê-las na quantidade que desejar. Vale dizer, entretanto, que estabelecer um limite diário do valor das transações pode ser interessante, especialmente para evitar fraudes e golpes financeiros.

Outro motivo para definir um limite para o Pix é a possibilidade de adequar o meio de pagamentos à sua realidade financeira. Assim, você pode calcular o valor médio das suas transferências instantâneas e colocar um limite diário baseado nisso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...