Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIX parcelado do Banco Central: veja como vai funcionar

Pix parcelado e outras duas novidades serão lançadas pelo Banco Central (BC) muito em breve. Saiba como vai funcionar!

Três novas funcionalidades estarão à disposição da população brasileira a partir de 2024: Pix automático, Bolepix e Pix parcelado do Banco Central (BC). O objetivo é facilitar ainda mais a vida dos brasileiros. E a melhor parte: assim como a ferramenta atual, essas novas modalidades serão gratuitas.

O Pix parcelado consiste na possibilidade de parcelar a transferência, como se fosse uma compra com o cartão de crédito ou um empréstimo. Ele está na agenda evolutiva do Pix, com previsão de lançamento estipulada para abril de 2024.

Contudo, isso não impede que os bancos já ofereçam esse tipo de serviço com aplicação de taxas. No RecargaPay, por exemplo, a taxa de operação do Pix parcelado é de 3,49%. No PicPay, para usar o cartão de crédito, a taxa é de 5,99% do valor total da transação; para pagamentos parcelados, é de até 5,99% por parcela.

Além do Pix parcelado do Banco Central, outra novidade vai ajudar usuários

Além do Pix parcelado, o Banco Central também planeja lançar o Pix automático. Essa modalidade permitirá a realização de pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Isso beneficia tanto usuários quanto empresas. 

Veja também:

Mansão de Clodovil corre risco de demolição mesmo após venda em leilão; saiba mais

Companhias de quaisquer segmentos e portes que necessitam de pagamentos periódicos estarão aptas a utilizar o Pix automático. Assim, empresas de serviços públicos, operações de crédito, escolas, academias, serviços de streaming, clubes de assinatura e diversos outros segmentos poderão se beneficiar desse serviço.

Celular com logo do Pix. Ao fundo, logo do Banco Central (BC)
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Bolepix também está na lista

Por último, mas não menos importante, o Bolepix também vai se juntar às modalidades de Pix parcelado e Pix automático do Banco Central. Em suma, ele replicará o boleto bancário em uma dinâmica 100% digital. 

O QR Code será apresentado como boleto e o consumidor poderá utilizar o Pix para realizar o pagamento, que será compensado de forma instantânea. Vale ressaltar que, ao gerar o boleto, uma única linha de digitação será necessária para que a quitação seja registrada pelo banco.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com