Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix parcelado x Cartão de crédito: qual é a diferença e qual é o melhor?

Entenda a seguir quais são as diferenças entre o Pix parcelado e o cartão de crédito e saiba qual é a melhor forma de pagamento.

Desde que a função do Pix parcelado foi disponibilizada aos cidadãos, há muitas dúvidas quanto ao seu uso. Algumas pessoas chegam até mesmo a se questionar se o cartão de crédito corre risco de ser extinto após a invenção do Pix parcelado. 

As duas modalidades de pagamento fazem com que o consumidor possa pagar uma dívida de maneira parcelada, mas há aspectos que diferenciam o Pix parcelado do cartão de crédito. 

Cada instituição financeira propõe suas próprias exigências sobre o Pix parcelado. Quanto a isso, o Banco Central do Brasil não definiu nenhuma regra. Veja, a seguir, como funciona cada uma dessas modalidades para compreender as principais diferenças.

Principais diferenças 

  • No Pix parcelado o cliente determina o valor da compra;
  • No cartão de crédito o usuário possui um limite;
  • O Pix parcelado tem a taxa mensal, mas, por outro lado, não possui anuidade;
  • Pode-se efetuar os pagamentos com cartão de crédito com o uso de maquininhas;
  • No pix parcelado o valor cai na conta do lojista na hora.

Pix parcelado

Indica-se o Pix parcelado para pessoas que querem fazer uma compra em um valor alto, mas não têm cartão de crédito. Deste modo, ele ativa a opção no aplicativo de seu banco.

Assim, a primeira parcela será debitada e as outras serão descontadas automaticamente. Essa informação deixa nítido que o Pix parcelado funciona como se fosse um empréstimo.

Isso porque o banco, de certa maneira, empresta o valor total do Pix parcelado para que a conta destino receba a quantia integral. Os juros são mensais e variam de acordo com a instituição financeira. Geralmente eles ficam entre 2.09% e 10%. 

Cartão de crédito

Geralmente os cartões de crédito possuem a taxa da anuidade, que é diluída a cada mês. A instituição financeira concede o cartão de crédito de acordo com o histórico financeiro do cliente. Sendo assim, quanto melhor sua pontuação no score, maiores são as chances de ter um aumento no limite. 

Qual é a forma de pagamento ideal?

As duas modalidades de pagamento funcionam como se fosse um empréstimo. Indica-se o Pix parcelado para compras mais altas. Caso o usuário tenha um cartão de crédito com limite disponível, o indicado é usá-lo, pois as taxas de juros podem ser menores. 

Por fim, cada situação deve ser analisada de maneira isolada. É necessário sempre pensar sobre os custos e os benefícios das duas modalidades de pagamento. 

Imagem: Diego Thomazini e Suradech Prapairat / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital