Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix recebido por engano: veja o procedimento para devolver o dinheiro

Recebeu um Pix por engano ou enviou dinheiro para a pessoa errada? Confira nesta matéria como resolver esse problema!

O Pix conquistou rapidamente a preferência dos brasileiros devido à sua praticidade, velocidade e segurança como método de pagamento. Desse modo, hoje é um dos meios de mais utilizados no dia a dia no país.

No entanto, surgem dúvidas sobre como proceder ao receber um Pix indevidamente ou quando é necessário cancelar uma transferência. Nesse contexto, é fundamental entender as ações apropriadas para lidar com essas situações, garantindo uma experiência tranquila e eficaz no uso da ferramenta. Portanto, siga na leitura para entender o que fazer nessas situações!

Veja também: É verdade ou mito que o salário pode ser penhorado por causa de dívidas?

Recebi um Pix por engano, e agora?

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Primeiramente, é válido destacar que não é necessário ter os detalhes da chave Pix do remetente para devolver o valor. Os passos para realizar o procedimento são bastante simples. Confira abaixo:

  1. Acesse a seção Pix no aplicativo do banco;
  2. Em seguida, selecione “Extrato Pix”;
  3. Escolha a transferência a ser devolvida;
  4. Clique em “Devolver” e revise as informações;
  5. Confirme o valor a ser devolvido (total ou parcial);
  6. Por fim, digite sua senha e conclua a operação.

Porém, caso a pessoa prefira, é possível comunicar o banco sobre o recebimento indevido. A instituição financeira tomará, assim, as medidas adequadas.

Enviei dinheiro para a pessoa errada, e agora?

Em condições normais, não é possível cancelar a transação, a menos que haja fraude ou erro do banco. Dessa forma, antes de mais nada, a dica é tentar contatar o destinatário. Se não conseguir, é importante avisar o banco para obter um meio de comunicação com a pessoa que recebeu o dinheiro por engano.

Independente do cenário, o cidadão que recebeu o valor indevidamente deve assumir a responsabilidade pela devolução. Se todas as tentativas de recuperação do dinheiro não tiverem êxito, o cliente pode registrar um boletim de ocorrência. Isso levará a uma ação judicial, fazendo com que o indivíduo que recebeu o Pix equivocadamente restitua o montante.

Imagem: rafapress / shutterstock.com