PIX vai facilitar muito o pagamento de contas de energia elétrica atrasadas

Se você já passou pelo perrengue de ter a luz cortada por ter se esquecido de pagar a conta, saiba que, em breve, esse problema vai acabar. Além das várias vantagens do PIX que já citamos aqui no site, agora vai ser possível também pagar contas de energia elétrica. É isso mesmo: com o PIX, você vai poder fazer o pagamento de contas de luz atrasadas até mesmo à noite ou nos finais de semana. Veja mais detalhes sobre como pagar contas de luz com o PIX no texto a seguir!

É provável que você também goste:

Você sabia? Demitidos têm direito a benefícios do INSS por até três anos

Receita Federal paga hoje (31) restituições do quarto lote do Imposto de Renda

Nova fase do Pronampe vai incluir instituições regionais de todo o Brasil, que poderão fazer empréstimos com juros baixos

Pagamento de contas de luz atrasadas vai ser mais fácil com o PIX

O Banco Central (BC) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fizeram um acordo que permite pagar a conta de luz com o PIX.

Com o Pix, o pagamento da fatura ocorre de forma imediata, a qualquer hora, em qualquer dia da semana. Conforme João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, “do ponto de vista dos consumidores, o Pix amplia as opções de pagamento atualmente disponíveis e permite o pagamento de forma eletrônica, fácil, sem custo adicional”.

Ao garantir o pagamento imediato, o PIX sem dúvida pode agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais cuja verificação do efetivo pagamento seja necessária. Por enquanto, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usado para liquidar as faturas.

conta de luz PIX

“Nossa gestão coloca o consumidor em primeiro lugar. A busca incessante para que os consumidores tenham serviço de qualidade e soluções práticas para facilitar sua relação com as distribuidoras pauta nossa atuação na Agência. O PIX facilita esse atendimento ao consumidor. Por meio dessa iniciativa moderna, os consumidores ganham mais uma opção para pagar, em qualquer horário e dia, sua fatura eletronicamente, sem precisar ir em agências bancárias, lotéricas ou postos de atendimento das distribuidoras”, comentou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Acordo vai ajudar também as distribuidoras

Além disso, o acordo de cooperação técnica firmado entre BC e Aneel facilita também as atividades das distribuidoras de energia. Afinal, o PIX é mais rápido e custa bem menos para essas empresas receberem pela prestação do serviço. A Aneel vai fazer a interlocução com as distribuidoras e com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Com isso, o PIX pode alcançar todas as prestadoras de serviço e estar mais adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

O uso do PIX pelas distribuidoras será feito aos poucos e pode durar até 2 anos, que é o tempo de vigência do acordo.

Com a inclusão das contas de luz, aumenta a lista de serviços públicos abrangidos pelo pagamento instantâneo. Antes do acordo com a Aneel, o BC havia firmado parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o recolhimento de taxas federais.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: Banco Central do Brasil

Imagem: Sunshine Studio / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais