Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Políticos condenados por corrupção poderão perder o direito à aposentadoria

Se aprovada, a regra vai valer mesmo se a condenação ocorrer após o fim do mandato.

De acordo com o PL 3486/20, os políticos condenados à prisão por corrupção podem perder todos os direitos inerentes ao cargo.

Um polêmico Projeto de Lei (PL) pode poupar muito dinheiro dos cofres públicos. De acordo com o PL 3486/20, que altera o Código Penal, os políticos condenados à prisão por corrupção devem perder todos os direitos inerentes ao cargo. Se aprovada, a regra vai valer mesmo se a condenação ocorrer após o fim do mandato.

É provável que você também goste:

Líder do governo promete apresentar Renda Cidadã em breve.

Ri Happy está dando 150 mil presentes de Dia das Crianças em site no WhatsApp?

Senador defende projeto que cria 14° salário emergencial para aposentados e pensionistas do INSS

O texto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, é de autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). O objetivo do PL é cassar as aposentadorias especiais de políticos condenados por corrupção à pena de prisão por tempo igual ou superior a um ano.

De acordo com Sávio, hoje, uma brecha na lei penal permite que os condenados sigam ganhando aposentadoria especial, com rendimentos superiores à média salarial da população. A punição restringe-se, fora a prisão, à perda do mandato eletivo.

Conforme Sávio, “não podemos admitir que corruptos utilizem de seus cargos eletivos para praticarem atos de corrupção, causando inúmeros prejuízos a sociedade, e continuem a receber pomposos rendimentos e outros direitos diversos por serviços prestados à população brasileira”.

—-

E então, o que você achou desse Projeto de Lei que quer cassar as aposentadorias de políticos condenados por corrpução? Você é a favor desse PL? Deixe a sua opinião sobre o tema nos nossos comentários!

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Imagem: Sergey Mironov / Shutterstock