Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que são os pontos do índice Ibovespa (Bolsa de Valores)?

Quando o Índice Ibovespa cresce, as ações da Bolsa estão bem, e o mercado confiante

0

Em suma, todos os dias você pode acompanhar os noticiários sobre a alta ou a queda da Bolsa de Valores (Ibovespa), que varia de acordo com o cenário macroeconômico. Essas mudanças ocorrem em pontos, através do Índice Ibovespa. Mas de onde vem esses pontos? O que eles significam para o investir? Descubra a seguir. 

Confira 4 motivos que me fizeram virar cliente do Banco Inter

O que são os pontos do índice Ibovespa (Bolsa de Valores)?

O Índice Ibovespa é uma média entre as ações mais negociadas na B3. Sendo assim, quando você lê a notícia de que a Bolsa de Valores aumentou ou diminuiu tantos pontos, essa variação é um reflexo do desempenho médio das ações que compõe o índice. Atualmente, há cerca de 80 empresas. 

Seja membro

Assim, quando o Índice Ibovespa cresce, significa que as principais ações da Bolsa estão bem, e o mercado está confiante. Por outro lado, quando o índice cai, o mercado está cauteloso. Entretanto, essas oscilações não significam que todas as ações se valorizaram ou desvalorizaram na mesma proporção. 

Em suma, no site da B3 você pode ver todas as ações que integram o Índice Ibovespa. A cada 4 meses, o quadro passa por uma revisão, para incluir ou excluir as empresas, conforme a performance dos ativos. As empresas que integram o índice têm pesos diversos na carteira. Esse peso vai mudar na proporção da liquidez e do IN daquela empresa, em relação ao resto da carteira. O IN calcula o volume financeiro daquela ação, comparado ao total de negociações da bolsa. 

Como são calculados os pontos?

Desde a criação em 1968, o Índice Ibovespa teve algumas modificações, desde a forma como os pontos são calculados até a quantidade de empresas, que antes eram somente 3. Mas a finalidade do índice permaneceu a mesma: o Ibovespa diz respeito a uma carteira hipotética de ações que é usada como um termômetro do mercado. 

Na configuração atual, cada ponto da carteira corresponde a R$ 1. Ou seja, quando o Índice Ibovespa está em 100 mil pontos, uma pessoa que tem a mesma carteira, teria R$ 100 mil de valor de mercado. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: EDSON DE SOUZA NASCIMENTO / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.