Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por falta de celular e internet, milhões de brasileiros ficam sem auxílio

0

De acordo com um estudo do FGV/Cemif (Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira, da Fundação Getulio Vargas), constatou-se que a exclusão digital prejudicou as famílias mais pobres. Muitos brasileiros, por não ter celular e internet, não conseguiram ter acesso ao auxílio emergencial durante a pandemia.

É provável que você goste também:

Trucker Pay: conheça o primeiro banco digital para caminhoneiros

Serasa anuncia mudanças que podem aumentar muito o seu score

Descubra os prováveis motivos de ter o auxílio emergencial negado no Caixa Tem

Por falta de celular e internet, milhões de brasileiros ficam sem auxílio

Os números apontados na pesquisa demonstram uma exclusão digital considerável. O fato de não ter celular e internet fez com que diversos brasileiros não tivessem acesso ao Auxílio Emergencial. De acordo com os dados, 20% dos entrevistados das classes D e E tentaram, mas não conseguiram o auxílio por não ter celular. Ao considerar todas as classes, esse percentual é de 7%.

Além disso, 22% das pessoas mais vulneráveis tentaram, porém não conseguiram o benefício por não ter internet. As dificuldades com internet fizeram com que 28% tivessem problemas para usar o aplicativo Caixa Tem.

O levantamento do coordenador do Cemif, Lauro Gonzalez e do pesquisador Marcelo Araújo levou em conta a base de dados da segunda edição do painel TIC Covid-19, do Cetic. Ele foi realizado entre junho e setembro de 2020.

Os dados da pesquisa TIC Domicílios mostra o acesso regular à internet como uma dificuldade. Um em cada quatro brasileiros não usa a internet. E a grande maioria desse grupo é composta por pessoas das classes D e E, bem como moradores de áreas rurais. Dessa forma, abre-se espaço para um problema antigo do Brasil: enquanto o Governo Federal estuda digitalizar o cadastro do Bolsa Família, muitos brasileiros das classes mais vulneráveis não têm acesso ao celular e internet.

Por fim, os pesquisadores apontam que a exclusão digital existe até mesmo entre as pessoas que possuem acesso à internet. Afinal, muitos entrevistados apontaram problemas como não saber baixar aplicativos (18%), ou ainda, não ter espaço suficiente no celular (23%).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Followtheflow / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...