Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo quer cortar custo do Bolsa Família fazendo cadastro de beneficiários por aplicativo

Confira tudo o que deve mudar no cadastro de beneficiários do Bolsa Família.

0

Várias mudanças devem ocorrer em breve no Bolsa Família, com o objetivo de cortar os custos do programa social. E a primeira dessas grandes mudanças no Bolsa Família diz respeito à forma de se cadastrar para ganhar o benefício. A ideia do governo é que o cadastramento de beneficiários no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) passe a ser feita pelo próprio beneficiário, ou seja, mais ou menos como ocorreu com o Auxílio Emergencial, no qual o beneficiário tinha que se cadastrar por meio de um aplicativo. Por enquanto, quem costuma cadastrar famílias no Bolsa Família são os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

É provável que você também goste:

Salário mínimo deve ter novo reajuste em 2021

Caixa Tem: Vem aí auxílio emergencial RETROATIVO para 196 mil pessoas que contestaram

Ministro garante reajuste no valor do Bolsa Família

Além disso, o Governo Federal também quer reduzir o papel dos municípios no cadastro de novos beneficiários, o que pode ajudar muito a cortar custos no Bolsa Família. No momento do cadastro, os entrevistadores, que são funcionários públicos treinados, fazem várias perguntas aos possíveis beneficiários. As respostas dessas perguntas servem para definir o perfil das famílias carentes e orientar várias políticas sociais.

No entanto, caso o cadastro passe a ser por aplicativo, muitos especialistas acreditam que essa finalidade possa ficar comprometida; afinal, grande parte dos beneficiários do Bolsa Família são pessoas com baixa escolaridade, que podem preencher o cadastro incorretamente. A falta de acesso à internet para usar o aplicativo sem dúvida é outro problema para a implementação da nova forma de cadastro do Bolsa Família.

Veja na imagem a seguir o que muda com o novo cadastro do Bolsa Família por aplicativo.

Novo CadÚnico
Imagem: divulgação / Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Como deve funcionar o aplicativo do Bolsa Família?

O aplicativo do Bolsa Família também deve permitir pagamento digital via Pix e ter um sistema de oferta de vagas de emprego. Tal sistema deve estar ligado a sites e empresas de recrutamento, como Vagas.com.br, Empregos.com.br, Catho e LinkedIn. Contudo, o Ministério da Cidadania prefere ainda não falar mais detalhes e se manifestar apenas quando for lançar o novo CadÚnico.

O aplicativo também planeja integrar serviços de pagamento digital como o PIX e um sistema de oferta de vagas de emprego, usando as redes sociais como ponte entre os beneficiários dos programas sociais e empresas e sites de recrutamento, como Catho, Vagas.com.br, Empregos.com.br, além da rede social LinkedIn. Procurado pelo UOL, o Ministério da Cidadania afirmou que só irá se manifestar sobre as mudanças quando o novo CadÚnico for lançado.

O novo aplicativo já tem até um esboço de seu design, como você pode ver na imagem abaixo. Conforme o Ministério da Cidadania, o novo CadÚnico deve ficar pronto até julho de 2021.

app Novo CadÚnico
Imagem: reprodução / Ministério da Cidadania

Governo quer mais rigor na checagem do benefício

De acordo com uma apresentação interna obtida pela equipe do site UOL, o governo tem uma lista com vários motivos para todas essas mudanças. Entre esses motivos estão, por exemplo, “reduzir custos de transferência de renda” e “mudar paradigma de programas assistenciais para programas de aumento de renda”.

E então, o que você achou dessas mudanças que devem acontecer no Bolsa Família? Dê a sua opinião nos nossos comentários.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Adao / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...