Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que a Petrobras pagou mais dividendos do que teve de lucros?

Não há um consenso sobre qual é a quantidade certa de lucro que pode ser dividida entre os acionistas em forma de dividendos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Recentemente, a Petrobras anunciou um alto volume de lucros. De acordo com a estatal, apenas no segundo semestre de 2022, foram R$ 54 bilhões de reais em lucros para distribuir em dividendos aos acionistas. Entretanto, a empresa disse que distribuirá um total de R$ 88 bilhões em duas parcelas: uma, em agosto, e outra em setembro.

Dividendos nada mais são do que frações do lucro que as ações da Petrobras ou de qualquer outra empresa acumulou em um certo período. Os valores são repassados aos acionistas, afinal, eles compraram as ações para investir o dinheiro e ganhar o lucro que elas deram de volta.

Entretanto, o que mais chama atenção é que a decisão da Petrobras em partilhar mais do que o valor dos lucros como forma de dividendos. Isso quer dizer que a estatal optou por diminuir a quantidade de lucro acumulada.

Quanto de lucro a Petrobras deve distribuir aos acionistas?

Em geral, não há um consenso sobre qual é a quantidade certa de lucro que pode ser dividida entre os acionistas em forma de dividendos. Inclusive, a direção de uma companhia pode optar por não dividir os dividendos.

Isso ocorre quando se investe mais em tecnologia e o produto é reconhecido de forma diferenciada, como no caso da Apple. Nesse caso, é necessário que os investidores confiem na solidez do negócio para manter os investimentos a longo prazo.

Quando se pensa na Petrobras, o maior argumento contra à divisão de dividendos se concentra no fato de que a empresa atende aos interesses do governo. Inclusive, há o argumento de que ela precisa de recursos para pagar os gastos em período eleitoral.

Fato é que, desde as operações da Lava Jato, qualquer notícia que alie os termos “Petrobras” e “Lucro” costuma gerar polêmicas. Porém, ainda existem divergências entre os especialistas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Fernando Dias Fotografia / shutterstock.com