Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que compras da China demoram para chegar ao Brasil?

O prazo máximo estipulado pelos Correios é de até 120 dias

Grande parte dos produtos importados são tributados pela Receita Federal assim que entram no Brasil. Mas e quanto ao tempo de entrega? Quando realizamos uma compra online vinda da China, por exemplo, esperamos ansiosos pela entrega, já que o prazo médio de entrega é de até três meses. 

Muitos consumidores questionam os motivos para tanta demora nas entregas vindas da China, porém, é importante saber que existem diferentes prazos. Isso depende do serviço que foi contratado na hora da compra. 

Para este tipo de dúvida, os Correios explicam que há dois tipos de serviço de entrega: a Pequena Encomenda Simples, que não oferece opção de rastreio e a Pequena Encomenda Registrada, que pode ser rastreada, mas somente ao chegar ao Brasil e no momento de entrega ao destinatário. 

Pelas regras, estes tipos de encomendas são consideradas não-urgentes e por isso podem ser entregues em até 40 dias úteis após a liberação da Receita Federal. No entanto, compradores que não desejam esperar tanto tempo têm a opção de pagar por um serviço expresso em que o prazo de entrega é entre 3 a 15 dias úteis.

Geralmente, produtos em promoção tendem a oferecer frete grátis. Neste caso, o destinatário solicitou uma Pequena Encomenda Simples ou Registrada. Porém, caso queira uma entrega mais rápida, é possível solicitar uma modalidade diferente pagando um pouco mais caro. Essas opções são definidas pelo vendedor, mas fica a critério do cliente aceitar ou não. 

Quanto tempo leva para uma encomenda da China chegar ao Brasil?

O transporte de encomendas vindas da China ou países orientais, na maioria das vezes, é feito através de navio ou avião. Por isso, é difícil saber quanto tempo exatamente leva para um produto chegar ao Brasil. 

No caso do transporte aéreo, leva um pouco menos de tempo, podendo chegar em até 10 dias úteis. Algumas empresas de comércio eletrônico até fretam vários aviões por semana para reduzir o tempo de entrega. 

Em comparação, o transporte marítimo é bem mais demorado. Além do tempo de deslocamento ser maior, os trâmites burocráticos também dificultam o processo de entrega. 

De qualquer forma, tudo depende do tamanho do produto a ser entregue. Tenha em mente que ao comprar um produto pequeno, você terá maiores chances de recebê-lo mais rápido e não ser taxado pela alfândega. 

Atenção ao comprar certos produtos

Para evitar ser taxado ou ter sua encomenda retida pela Receita Federal, saiba que produtos como bebidas alcoólicas, tabacaria, fumo, armas e animais silvestres não devem ser importados. 

De acordo com o Ministério da Fazenda, todos os produtos que chegam no Brasil passam pelo sistema de raio-X para escaneamento. Muitas vezes, o critério para taxar é baseado no tamanho e peso do pacote. Assim, caso o produto não cumpra as regras de isenção de imposto, o órgão cobrará uma taxa sobre ele. 

Tudo isso é feito através das informações contidas na nota fiscal que fica fora da embalagem. Se o produto for taxado, o destinatário terá que pagar o valor estipulado para ter acesso por intermédio dos Correios. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Rido / Shutterstock.com