Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que o valor do Bitcoin está subindo tanto? Entenda

Criptomoeda reflete melhora percebida no mercado após período de crise dos ativos. Entenda a alta do Bitcoin!

Após um período de intensa crise, o valor do Bitcoin apresenta alta durante o mês de janeiro. Outras criptomoedas também dispararam pouco depois de especialistas alertarem sobre a melhora no mercado.

Durante os últimos meses de 2022, o setor dos criptoativos viveu momentos de desvalorização. A queda do valor das criptomoedas preocupou investidores.

Entenda a recente alta do Bitcoin

Somente entre os dias 1° e 17 de janeiro, o mais conhecido dos criptoativos, o Bitcoin, apresentou uma valorização de 25%. Um dos fatores da alta foi a perspectiva positiva do mercado em relação à inflação e à taxa de juros definida pelo Banco Central dos Estados Unidos. 

O país viveu um período de alta inflação nos últimos anos, devido a fatores como a pandemia e a guerra na Ucrânia, marcando 6,5% em 2022.

No último balanço mensal de dezembro, uma queda de 0,1% voltou a gerar expectativas positivas entre os economistas. Como consequência de uma menor inflação, o Banco Central americano pode diminuir as taxas de juros. 

O Bitcoin e as criptomoedas são considerados investimentos de alto risco, mas que possibilitam grandes ganhos. Assim, a perspectiva de redução da inflação e dos juros em 2023 se mostrou um cenário favorável para que investidores se exponham a maiores riscos.

Crescimento deve estabilizar

Após a alta considerável do Bitcoin, a criptomoeda pode passar por um momento de estabilização, permanecendo no patamar atual, que é positivo. No início do mês de fevereiro, o Banco Central dos Estados Unidos ter uma nova reunião para reavaliar e redefinir o índice de juros.

Por isso, as próximas semanas devem ser importantes para que o setor entenda melhor o momento de valorização do Bitcoin. Apesar de o cenário mais provável ser a consolidação dos atuais valores, o setor dos criptoativos ainda depende de outros fatores do mercado para se manter em alta.

Imagem: Vladimka production/shutterstock.com