Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Posse de Lula registra tentativa de atentados

Neste domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomou posse de seu terceiro mandato em meio a muita tensão. Confira o que houve

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Público na posse de Lula

Com um forte esquema de segurança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse neste domingo, 1º de janeiro. Assim, foram registradas algumas tentativas de atentados.

Dessa forma, entre essas tentativas, um homem que portava fogos de artifícios e uma faca foi detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na Esplanada dos Ministérios, onde acontece o show da posse.

Assim, segundo PMDF, o suspeito teria vindo do Rio de Janeiro para participar do evento. Contudo, ao ser revistado, foram encontrados com ele uma faca tipo peixeira e diversos rojões. Portanto, após a polícia apreender os objetos, o homem foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia, localizada na Área Central de Brasília.

Arma antidrone

Também neste domingo, uma arma antidrone foi utilizada por um agente da Polícia Federal (PF) para abater um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada, próximo a Catedral Metropolitana de Brasília, pouco antes do início a cerimônia de posse do presidente Lula, que aconteceu neste domingo (1º), na Praça dos Três Podereses. 

Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, a arma não tem munição, ela apenas corta o sinal de drones, ou seja, “rouba” o controle de drones suspeitos. 

Dessa forma, o equipamento é chamado de “DroneGun Tactical” e foi criado com um design de rifle e deve ser operado com as duas mãos. Além disso, a arma pesa cerca de 7 quilos e opera por meio de frequência e ondas de rádio.

Segurança reforçada

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

À vista disso, aqueles que quiseram acompanhar a posse de Lula para seu terceiro mandato precisaram passar por uma revista rigorosa. Assim, a inspeção das equipes de militares teve o objetivo de detectar pessoas que estivessem com itens proibidos, como vidros, guarda-chuvas pontiagudos, latas e mastros de bandeiras.

Além disso, para ter acesso a área onde acontece a cerimônia, o público teve que passar por detectores de metais. Portanto, de acordo com Júlio Danilo, a ideia é assegurar a segurança de Lula e da População.

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados